Fechar menu lateral

Confira as disciplinas do 2º semestre de 2015

Os alunos do Programa de Pós-graduação em Comunicação devem se matricular nas disciplinas do segundo semestre de 2015 até o dia 8 de julho. Em breve será divulgado o edital para inscrição de alunos especiais. Confira a ementa das disciplinas, distribuídas por linhas de pesquisa. 

 

Linha Comunicação e Poder

1) Mídia, intelectuais e poder no Brasil no século XX – 03 créditos

Profa. Dra. Aline Andrade Pereira

Ementa: Discussão e problematização do papel do intelectual na sociedade a partir de dois projetos de governo: o estadonovista e o ipesiano (1962-1964). Investigação da mídia como instrumento de divulgação e lócus privilegiado do debate. As diferentes definições do conceito de intelectual e intelectualidade a partir de alguns autores das Ciências Sociais, a saber: o intelectual orgânico, de Antonio Gramsci; a noção de intelligentsia de Karl Manheim; as concepções de Jean François Sirinelli sobre estrutura de sociabilidade, redes e microclima. A constituição do campo intelectual e a homologia com o campo de poder. A formação da esfera pública e da opinião pública. O lugar e o papel do intelectual na mídia.

 

2) Comunicação, discursos e identidades – 03 créditos

Prof. Dr. Wedencley Alves Santana

Ementa: Fundamentos epistemológicos da Análise do Discurso (AD); matrizes da AD e seus diálogos: a AD franco-brasileira, a AD e a arqueologia, AD e a teoria dialógica da linguagem, a AD e a análise de linha anglo-saxônica; fundamentos simbólico-discursivos, narrativas de si e o impacto dos meios nos processos de auto-percepção identitária. AD como disciplina; AD como metodologia; dispositivos teóricos e dispositivos analíticos; Análise do Discurso Midiático; Análise do Discurso Jornalístico.

 

3) Comunicação e poder: a mídia como palco e ator – 03 créditos

Prof. Dr. Luiz Ademir de Oliveira

Ementa: O conceito de poder – de uma visão clássica à compreensão do poder simbólico midiático. Poder e comunicação. Os campos simbólicos e as especificidades do campo midiático. As novas configurações do espaço público numa sociedade midiatizada. A interface mídia e política. Personalismo na política. Democracia de público. Paradoxos da visibilidade. Espetacularização da vida social e política. A imprensa como ator social e político.

 

Linha Cultura, Narrativas e Produção de Sentido

 4) Telenovela: representações sociais e identitárias; cultura e nacionalismo – 03 créditos

Profa. Dra. Maria Cristina Brandão de Faria

Ementa: A Telenovela e sua implantação como gênero de massa na sociedade brasileira . A origem e definição do formato. Telenovelas como representações identitárias e culturais da Nação. A relação telenovela/telespectador- competências do gênero e sua empatia com as audiências. Realismo emocional e realidade cotidiana. Dramaturgia de televisão : estudos da narrativa teledramatúrgica e desafios do embrião da autoria versus as leis do mercado consumidor. Produção de ficcão televisual no âmbito da América Latina e países do OBITEL – Observatório Ibero-americano da Ficção Televisiva. O gênero e sua interculturalidade.

 

5) Narrativas em mutação – 03 créditos

Profa. Dra. Cláudia de Albuquerque Thomé

Ementa: As narrativas da mídia em evolução. O efeito das diferenças da produção midiática nas narrativas. Do impresso à imagem em movimento nas nuvens da web, articulações históricas e contemporâneas. A tecnologia e a metamorfose da narrativa da mídia. A narrativa midiática no cenário de concorrência acirrada dos meios de comunicação.

 

6) Riso e narrativa – 03 créditos

Profa. Dra. Teresa Cristina da Costa Neves

Ementa: Riso e cultura: teoria e prática. Expressões históricas e contemporâneas do riso. Riso, narrativa e produção de sentido.

 

Linha Estética, Redes e Linguagens

7) Processos de comunicação e artes digitais – 03 créditos

Profa. Dra. Gabriela Borges Martins Caravela

 Ementa: Esta disciplina tem o intuito de abordar os processos de comunicação e arte digitais, centrando-se na análise das novas formas de expressão surgidas com o fenômeno técnico-mediático. Para isso examina as relações entre a arte e a tecnologia e as formas narrativas e dramatúrgicas emergentes a partir de uma visão multidisciplinar.

 

8) Modelos teóricos, narrativos e estilísticos do cinema – 03 créditos

Profa. Dra. Érika Savernini Lopes

Ementa: As relações entre o pensamento crítico-teórico e a experimentação/criação cinematográfica. Abordagem dos modelos teóricos, narrativos e/ou estilísticos propostos por um téorico-realizador ou crítico-realizador, ou mesmo teórico ou crítico que tenha sistematizado uma proposta teórico-reflexiva sobre movimentos, matrizes narrativas, estilos e/ou de tendências de configuração do cinema.

 

9) Semiótica e produções multicódigos – 03 créditos

Prof. Dr. Francisco José Paoliello Pimenta

Ementa: Representações multicódigos e hipermídia: a revolução digital e o fim da hegemonia do verbal; a emergência da hipermídia como linguagem; novas possibilidades das representações multicódigos: a imersão. A produção hipermidiática e comunicação global: a mídia alternativa no ambiente urbano globalizado; o hibridismo entre movimentos sociais e a linguagem multicódigos; o novo modelo midiático: interatividade, autonomia e complexidade. Hipermídia e Pragmatismo: a organização em redes e pensamento coletivo; processos de linguagem e autoconsciência; bases estéticas para as mudanças de hábitos de sentimento, de ação e do pensamento.

 

10) Fomações mentais e tecnologia – 03 créditos

Prof. Dr. Potiguara Mendes da Silveira Jr.

Ementa: Estudo e pesquisa sobre: (a) as bases constituintes da teoria da comunicação; e (b) os elementos e os efeitos mentais, sociais e culturais do processo comunicacional. A “teoria polar das formações” (MD Magno) como base para a teoria da comunicação. As tecnologias da comunicação como propiciadoras de transformações cognitivas. O campo dos estudos da Comunicação na atual situação do mundo, em que se generalizam os jogos de tradução da ciência em técnica, e da técnica em novas formas de organização, administração, produção, mudança e controle.