Fechar menu lateral

Edital para inscrições em disciplinas isoladas do 1º semestre de 2015

Estão abertas, de 2 a 4 de março de 2015, as inscrições para as disciplinas isoladas oferecidas pelo Programa de Pós-graduação stricto sensu em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora no primeiro semestre de 2015. Os candidatos poderão assistir às aulas, em caráter experimental, na semana de 2 a 6 de março, mas sem garantia de serem selecionados como alunos especiais.

 

 1. Inscrições

Por decisão do Colegiado do PPGCOM, estarão abertas, de 2 a 4 de março de 2015, das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30, na Secretaria do PPGCOM, as inscrições para seleção em vagas de disciplina isolada. Não serão aceitas inscrições pelo correio. Ao efetuar sua inscrição, o candidato deverá indicar, em ordem de prioridade, as disciplinas que tem interesse em cursar, sendo, contudo, permitida a matrícula em apenas uma disciplina por semestre. É necessário o preenchimento de um formulário de inscrição (seção arquivos) para cada disciplina pretendida.

 

2. Documentação

De acordo com o Artigo 46 do Regimento do PPGCOM, o graduado não inscrito no Programa, seja ou não discente de outro Programa de Mestrado, poderá requerer matrícula como discente especial em disciplina isolada, mediante entrega de:

I) formulário próprio;
II) uma foto 3×4;
III) fotocópia simples da Carteira de Identidade, acompanhada da original;
IV) fotocópia simples do CPF;
V) fotocópia autenticada do diploma de graduação;
VI) duas cópias de Memorial, contendo informações da vida acadêmica e experiência profissional do candidato, justificativa do pedido e articulação teórica de seus interesses de pesquisa com a linha de pesquisa e com a(s) disciplina(s) pretendida(s).

 

3. Aproveitamento de Créditos

Ao discente especial de disciplina isolada será permitido cursar, no máximo, vinte e cinco por cento (25%) do total de créditos do Programa (Art. 48, vide Regimentos do PPGCOM), em semestres diferentes. O discente regular do Programa poderá aproveitar os créditos de disciplinas que tenha cursado na condição de discente especial, desde que tenha atingido a nota mínima de oitenta (80) pontos em cada disciplina cujos créditos serão aproveitados (Art. 49, vide Regimentos do PPGCOM).

 

4. Vagas

Estarão disponíveis as seguintes vagas:

 4.1  LINHA CULTURA, NARRATIVAS E PRODUÇÃO DE SENTIDO

 Cultura, Narrativas e Produção de Sentido (Prof.ª Dra. Christina Ferraz Musse e Prof.ª Dra. Cláudia de Albuquerque Thomé) – Terça-feira, das 14h às 17h (4 vagas)

– Relações entre comunicação, cultura e narrativas. A questão das narrativas e dos discursos midiáticos e os processos de produção de sentido, por meio e em diálogo com a mídia, na contemporaneidade. A complexidade dos sistemas de comunicação e das formas de mediação e interação na sociedade civil, com enfoque para as práticas culturais, e atores sociais envolvidos. Análise das mensagens midiáticas e dos processos a elas associados, em narrativas ficcionais e jornalísticas. Estudo da alteridade, memória, linguagens, interação, espacialidade e temporalidade.

 

4.2  COMUNICAÇÃO E PODER

  Comunicação, Identidades e Práticas Sócio-Culturais (Prof. Dr. Márcio de Oliveira Guerra) – Segunda-feira, das 14h às 17h (7 vagas)

– Estudo sobre como a comunicação contribuiu para que as manifestações populares como o futebol e o carnaval se constituíssem como identidade cultural do brasileiro. As diversas formas como essas manifestações foram usadas para que esses eventos se tornassem referência na identificação do povo e como os meios de comunicação reforçaram essas características. Como esses eventos contribuíram para como os meios de comunicação reforçaram essas características. Como esses eventos contribuíram para a linguagem da mídia audiovisual. As formas de narrativa originadas por essa experiência com a cultura brasileira.

 Complexidade, Identidades e Organizações (Prof. Dr. Boanerges Balbino Lopes Filho) – Terça-feira, das 14h às 17h (2 vagas)

– O paradigma complexo. A realidade fragmentada e a visão do conjunto. Complexidade e mudanças. A organização da noosfera. Metalógica e metáforas. As ideias de Fritjof Capra e Edgar Morin. Complexidade e identidades. Das identidades institucionais às imaginárias. Complexidade e organizações. Da auto-organização à auto-eco-organização. Viver e lidar com o caos e com o Tao nas organizações. As articulações possíveis entre a complexidade e os conceitos referentes às organizações e a comunicação organizacional.

 Comunicação e Poder (Prof. Dr. Paulo Roberto Figueira Leal) – Quinta-feira, das 14h às 17h (7 vagas)

 – Comunicação e Poder parte do pressuposto de que, nas sociedades midiatizadas, há, graças a ações e processos comunicacionais, uma dinâmica configuração e reconfiguração das relações de força entre grupos sociais e relações de poder entre indivíduos e instituições, com implicações na sociabilidade e na percepção de si dos sujeitos. A partir disso, dentro do âmbito da linha, constituem-se reflexões e investigações sobre comunicação e representação político-partidária; comunicação e políticas públicas (de saúde, de esporte, de comunicação e radiodifusão); comunicação e políticas institucionais, organizacionais e corporativas; discurso, poder e saber; mídias, sujeitos e espaço público; comunicação, biopolíticas e sociabilidades; e comunicação, poder e história.

 

4.3  ESTÉTICA, REDES E LINGUAGENS

 Linguagem e Reconfiguração Estética das Mídias (Prof.ª Dra. Soraya Maria Ferreira Vieira) – Terça-feira, das 14h às 17h (6 vagas)

 – A paisagem da mídia mudou bem como sua estética diante da reconfiguração dos processos comunicacionais, fenômeno associado diretamente à convergência tecnológica, suas linguagens e Interfaces midiáticas. Com isso, visamos ao estudo e pesquisa sobre: remediação, convergência de mídia, linguagens e hibridismo. Narrativas Polivalentes. Hipertelevisão. Transmídia e era pós-network. Estética e Experimentação de linguagens.

 Estética, Redes e Linguagens (Prof. Dr. Aluizio Ramos Trinta) – Quinta-feira, das 14h às 17h (4 vagas)

– O campo da comunicação, a definição de seu objeto e a construção de sentidos no contexto das interfaces tecnológico-midiáticas. A comunicação em rede e sua mobilidade como geradoras de alterações de linguagem, com repercussões culturais, políticas e sociais. A cultura participativa derivada da convergência dos meios. A ideia de emergência e sua relevância para pensar o contexto da comunicação digital. Os estudos do software e suas implicações.

 Estética, Cinema e Comunicação (Prof. Dr. Nilson Assunção Alvarenga) – Sexta-feira, das 14h às 17h (3 vagas)

– Modos narrativos, estilos e espectatorialidade no cinema contemporâneo. Mudanças temáticas e estéticas no contexto do novo cinema mundial. O cinema digital e as novas formas de produção e recepção de obras audiovisuais.

 

 5. Resultados

O resultado da seleção será divulgado neste site no dia 7 de março de 2015 e afixado no mural da Secretaria do Programa. Em nenhuma hipótese serão divulgados resultados por outros meios. A aceitação do candidato deverá incluir, ao final do processo, parecer favorável do professor responsável pela disciplina, implicando a possibilidade de que nem todas as vagas venham a ser preenchidas. Os candidatos poderão assistir às aulas, em caráter experimental, na semana de 2 a 6 de março, mas sem garantia de serem selecionados como alunos especiais.

 

6. Matrícula

De acordo com o regimento da UFJF, será necessário que todos os alunos aprovados recolham a taxa de inscrição em disciplina isolada, no valor de R$130,00 (cento e trinta reais), na conta 109.353-3, agência 0024-8, do Banco do Brasil (001) – FADEPE/PPG em Comunicação 2012-2016, e entreguem o comprovante identificado, até o dia 9 de março de 2015, na secretaria do PPGCOM, para que seja possível a realização da matrícula.

 

7. Informações

Pedidos de informações adicionais devem ser feitos apenas pelo e-mail secretariappg.facom@ufjf.edu.br.

 

Juiz de Fora, 28 de fevereiro de 2015.

 

Carlos Pernisa Júnior

Coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação