PPGs de Comunicação se reúnem para discutir aproximação

Entre as propostas da reunião, o aproveitamento de créditos das disciplinas cursadas em
outros programas e a ampliação do intercâmbio de professores (Foto: Géssica Leine)

Professores dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro se reuniram nesta segunda e terça-feira, 10 e 11, com o objetivo de promover a troca de conhecimento e firmar possíveis parcerias entre suas pesquisas. O encontro aconteceu na Faculdade de Comunicação Social da UFJF e teve a presença de representantes dos programas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Minas Gerais (UFMG), os quais possuem conceito 6 pela Capes, e dos programas das Pontíficas Universidades Católicas (PUC) do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e da Universidade Federal Fluminense (UFF)..

O programa da UFJF atingiu nota 4 na avaliação da Capes do último ano. Segundo o coordenador, Carlos Pernisa Junior, é preciso haver integração com os demais grupos para manter o conceito ou atingir a nota 5, ampliando as possibilidades de criação do doutorado. “Outros programas, como o da UFRJ e da UFMG podem nos ensinar muito”, ressaltou. Ainda de acordo com Pernisa, “o intuito é aproximar os programas e expandir as redes de pesquisas para atingir resultados melhores para as instituições”.

Entre as propostas para estreitar as relações, está o aproveitamento dos créditos das disciplinas cursadas em outras instituições, já que os discentes estudam temas semelhantes. Outra possibilidade é ampliar o intercâmbio entre os professores, que poderão, com mais frequência, ministrar cursos ou palestras em outros programas, apresentando aos alunos diferentes realidades.

Para o coordenador do programa da UFMG, André Brasil, a rede precisa funcionar na prática. “Entre ações efetivas, vejo a oferta de disciplinas conjuntas, o compartilhamento das linhas de pesquisas para formar grupos compostos de alunos de diferentes instituições, a organização de eventos conjuntos, entre outras formas de compartilhar as experiências de cada programa.”

Como ação imediata, será feito um mapeamento dos interesses e
das linhas de pesquisas dos programas (Foto: Géssica Leine)

Os participantes também falaram sobre as oportunidades de bolsas, as chamadas para publicação de artigos em revistas científicas e sobre a internacionalização dos cursos. Até o início do próximo mês será feito um mapeamento com linhas de pesquisas e interesse de cada instituição, para que, em seguida, as propostas discutidas durante a reunião comecem a tomar corpo.

PPGCOM/UFJF

O PPG em Comunicação da UFJF conta hoje com cerca de 50 discentes. As linhas de pesquisa são: Comunicação e Poder, Cultura, Narrativas e Produção de Sentido e Estética, Redes e Linguagens.

Fonte: Secom/UFJF