Professores dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro se reuniram nesta segunda e terça-feira, 10 e 11, com o objetivo de promover a troca de conhecimento e firmar possíveis parcerias entre suas pesquisas. O encontro aconteceu na Faculdade de Comunicação Social da UFJF e teve a presença de representantes dos programas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Minas Gerais (UFMG), os quais possuem conceito 6 pela Capes, e dos programas das Pontíficas Universidades Católicas (PUC) do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e da Universidade Federal Fluminense (UFF)..
O programa da UFJF atingiu nota 4 na avaliação da Capes do último ano. Segundo o coordenador, Carlos Pernisa Junior, é preciso haver integração com os demais grupos para manter o conceito ou atingir a nota 5, ampliando as possibilidades de criação do doutorado. “Outros programas, como o da UFRJ e da UFMG podem nos ensinar muito”, ressaltou. Ainda de acordo com Pernisa, “o intuito é aproximar os programas e expandir as redes de pesquisas para atingir resultados melhores para as instituições”.
Entre as propostas para estreitar as relações, está o aproveitamento dos créditos das disciplinas cursadas em outras instituições, já que os discentes estudam temas semelhantes. Outra possibilidade é ampliar o intercâmbio entre os professores, que poderão, com mais frequência, ministrar cursos ou palestras em outros programas, apresentando aos alunos diferentes realidades.
Para o coordenador do programa da UFMG, André Brasil, a rede precisa funcionar na prática. “Entre ações efetivas, vejo a oferta de disciplinas conjuntas, o compartilhamento das linhas de pesquisas para formar grupos compostos de alunos de diferentes instituições, a organização de eventos conjuntos, entre outras formas de compartilhar as experiências de cada programa.”
Os participantes também falaram sobre as oportunidades de bolsas, as chamadas para publicação de artigos em revistas científicas e sobre a internacionalização dos cursos. Até o início do próximo mês será feito um mapeamento com linhas de pesquisas e interesse de cada instituição, para que, em seguida, as propostas discutidas durante a reunião comecem a tomar corpo.
PPGCOM/UFJF
O PPG em Comunicação da UFJF conta hoje com cerca de 50 discentes. As linhas de pesquisa são: Comunicação e Poder, Cultura, Narrativas e Produção de Sentido e Estética, Redes e Linguagens.
Mais informações: (32) 2102-3616
Fonte: Secom/UFJF