Socióloga francesa ministra curso no PPGCOM

3434389_3_8eff_anne-marie-autissier-est-sociologue-des-medias_780db8a172af27ed16bd36264f45c037O Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM-UFJF) recebe a socióloga cultural francesa Anne-Marie Autissier, que irá ministrar o curso: “Relações culturais da União Europeia”. Dentre os temas do encontro serão expostas questões relativas à organização da Comissão Europeia: relações exteriores e o papel da cultura nos temas diplomacia, comércio e cooperação; negociação entre os governos euro-latino-americanos; cooperação das cidades europeias e das redes culturais latino-americanas. Anne-Marie ainda discorrerá sobre os marcos reguladores que garantem a preservação das diversidades das expressões culturais, questões estabelecidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O curso será realizado no anfiteatro da Faculdade de Comunicação (Facom) entre os dias  27 e 30 de agosto, à tarde. A programação será de terça a quinta-feira, das 14h às 18h e sexta-feira, das 14h às 17h. Ao todo, o curso terá duração de 15 horas e será ministrado em espanhol. Haverá emissão de certificados para os participantes.

Serão disponibilizadas 40 vagas. As inscrições são gratuitas para alunos de graduação, mestrado e do programa de iniciação científica da Facom. Os demais interessados deverão pagar uma taxa no valor de R$ 60.

O depósito deve ser feito na conta da Fadepe/PPG em Comunicação 2012-2016, Banco do Brasil, agência 0024-8 e conta corrente 109353-3. A orientação é que o interessado faça a inscrição e aguarde o aceite emitido pela coordenação para poder efetuar o pagamento.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail secretariappg.facom@ufjf.edu.br, incluindo no assunto, “Inscrição Curso Anne-Marie” e no corpo do e-mail relatar quais são suas atividades acadêmicas e qual o vínculo com a Facom.

Para os mestrandos do PPGCom participantes, o curso concederá um crédito.

Segundo o coordenador do PPGCom, Carlos Pernisa Júnior, os temas apresentados estão vinculados a algumas pesquisas do programa. “O curso tem como caráter abrir o diálogo sobre a cultura europeia, conhecer o olhar deles e ampliar as possibilidades de intercâmbio de ideias e experiências”, destaca.

Além disso, Pernisa acredita que a visita da docente é estratégica. “O PPG tem interesse em projetos de internacionalização e a professora Anne-Marie é uma das interlocutoras desse processo, já que ela tem extensas experiência em questões da União Europeia”.

Para a vice-coordenadora do programa, Christina Musse,  Anne-Marie é uma pesquisadora de fundamentação muito prática. “Ela tem grande vivência não só em fóruns acadêmicos, mas em outros organismos que discutem a interface de políticas culturais ”.

Anne-Marie Autissier
Doutora em Sociologia Cultural, Anne-Marie Autissier é professora de sociologia cultural e políticas culturais européias no Instituto de Estudos Europeus da Universidad Paris VIII. É presidente da Associação Cultural Europeia, que publica uma revista três vezes ao ano, desde 1984.

Integra a Comissão Editorial da Revista A3, publicação de jornalismo científico da UFJF. Sua última visita à UFJF foi no ano passado, contribuindo para as discussões realizadas no Seminário Repensar a Universidade.

Entre as publicações de sua auitoria estão: L’Europe culturelle en pratique, chronique AFAA, La Documentation française, Paris, 1999; La réutilisation culturelle des monuments historiques en Europe (coll.), ACCR, Paris, 2000; “Les Etats, protagonistes ambigus de la coopération culturelle communautaire”, na La culture dans les relations internationales(François Roche, dir.), École française de Rome, 2002; “La culture au milieu du gué”, na l’Europe à l’oeuvre, dossier de la revue Mouvement n*2′, septembre – octobre 2003.

Outras informações: 2102-3603 (Secretaria do PPGCom)

Fonte: Secom/UFJF