Fechar menu lateral

PPGCom realiza aula inaugural com pesquisador Igor Sacramento

O Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom) da UFJF, juntamente com a Secretaria de Comunicação  (Secom) e a Editora UFJF, promove, na próxima terça-feira (12 de março), a aula inaugural do primeiro semestre de 2013 do Mestrado em Comunicação. O evento será realizado no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), a partir das 19h, e terá como tema “Imagens da modernização: as representações da cidade na telenovela e no teledocumentário dos anos 1970”, com o pesquisador convidado Igor Sacramento. Após a exposição, haverá o lançamento de três livros. O evento como um todo é aberto ao público e tem entrada gratuita.

Igor apresentará os resultados iniciais de sua pesquisa de pós-doutoramento pela ECO/UFRJ, que dialoga com as pesquisas realizadas por alunos e professores do PPGCom. Entre os aspectos a serem abordados estão as representações midiáticas da cidade, as relações entre a mídia e os processos de configuração da identidade local, a constituição da memória e do imaginário urbanos pelos meios de comunicação, a ocupação dos espaços urbanos pelos meios de comunicação, e a produção cultural local.

Para ele, esses temas estão “atualmente na ordem das pesquisas em Comunicação”, com importantes contribuições para o campo científico da área. “A carência de estudos históricos sobre a televisão e os modos de representação da cidade na televisão e, finalmente, de estudos sobre a televisão brasileira é explicada pelo ainda desprestígio que essa mídia a encontra em relação a outras (…). Por conta disso, esta pesquisa se justifica pelo fato de poder contribuir para a consolidação de estudos da televisão em geral e, particularmente, aqueles que trabalham numa dimensão histórica”, explica.

Lançamentos
Após a aula inaugural, haverá o lançamento de três livros, no hall do Museu. Um deles é organizado por Igor Sacramento, em parceria com o professor da UFF, Marco Roxo. Intelectuais partidos tem o objetivo de favorecer o debate acadêmico sobre as relações entre os comunistas e as mídias no Brasil, e mais amplamente sobre a comunicação e a política nacional. “Espero que os leitores possam descobrir novos acontecimentos da história política e cultural do Brasil e conhecer aspectos poucos explorados da participação dos comunistas na estruturação da cultura política nacional, na formação das esquerdas contemporâneas e da política de alianças, mais reformista do que propriamente revolucionário”, afirma Igor.

Outra obra a ser é lançada é resultado da XV Conferência Brasileira de Folkcomunicação, realizada em Juiz de Fora, em 2011, que reuniu pesquisadores da Rede Folkcom e do PPGCom-UFJF. A Folkcomunicação no limiar do século XXI visa atualizar o pensamento beltraniano, abordando novos e antigos objetos de estudo sob outras óticas. O livro foi organizado por Boanerges Lopes, Guilherme Fernandes, Iluska Coutinho, Marise Mendes e Maria José Oliveira.

Comunicação: práticas e fronteiras também vai integrar a sessão de lançamentos da aula inaugural e é resultado da política de publicações do Programa. Organizado pelos professores Boanerges Lopes e Wedencley Alves, o livro reúne reflexões para a compreensão das práticas atuais da Comunicação e dos desafios e fronteiras que o campo oferece aos seus investigadores. A obra pode ser lida por todos aqueles que queiram entender mais um pouco sobre a complexa trama de sentidos, práticas e relações da comunicação.

O Mamm está localizado na Rua Benjamin Constant, 790 – Centro. Mais informações pelo telefone (32) 2102-3603.