PPGCom-UFJF busca consolidação em 2013

Relatório trienal de qualidade e consolidação do doutorado são as principais metas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF este ano

A cada três anos, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realiza uma Avaliação Trienal, parte do processo de Avaliação dos Programas de Pós-graduação integrantes do Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG). O objetivo é garantir o padrão de qualidade e eficiência dos cursos oferecidos na formação de recursos humanos de alto nível.  Em 2013, a expectativa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é a obtenção do conceito 4, numa escala que vai de 1 a 5, para programas que tem apenas o nível Mestrado. Para isso, conforme ressalta a coordenadora do PPGCom, Iluska Coutinho, “o Programa tem investido na reformulação de sua estrutura curricular, na institucionalização de parcerias internacionais, na realização de eventos, em políticas de incentivo à publicação em periódicos e no reforço dos grupos de pesquisa e suas atividades”.

Neste ano, o aumento da oferta de cursos oferecidos no Mestrado é uma novidade. A partir do primeiro semestre, as disciplinas eletivas terão, em sua maioria, dois créditos, totalizando seis matérias.

No campo dos eventos, o 11º Encontro Regional de Comunicação (Erecom) será realizado de 16 a 18 de outubro de forma integrada com a 6ª edição do Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social de Minas Gerais (Ecomig) e com 12º Politicom, congresso da Sociedade Brasileira dos Profissionais e Pesquisadores de Comunicação e Marketing Político. O Mestrado ainda viabiliza a retomada do convênio entre os programas de pós-graduação de Minas Gerais, que possibilita o intercâmbio de docentes e alunos dos programas da UFJF, UFMG e PUC-MG.

Segundo a coordenadora do PPGCom, todas essas ações visam um melhor desempenho do Mestrado ao longo de 2013, além de refletir positivamente no processo de submissão da proposta de doutorado em Comunicação, prevista para este ano. “Com a aprovação do doutorado, temos vários impactos positivos para o PPGCom, desde recursos à ampliação do diálogo com grupos de pesquisa e instituições de ponta, sem falar nos benefícios para os egressos”, avalia.