Professor do PPGCom participa de evento de pesquisa na UFPR

Bruno Fuser, jornalista e professor da linha de pesquisa “Comunicação e Identidade” , foi palestrante do IV Enpecom, que aconteceu de 20 a 22 de novembro em Curitiba (PR)

O jornalista Bruno Fuser, professor do Programa de Pós-Graduação em  Comunicação (PGCom-UFJF), foi um dos palestrantes do IV Encontro de Pesquisa em Comunicação (Enpecom), promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizado entre os dias 20 e 22 de novembro, em Curitiba. Em sua palestra, o professor Fuser fez um balanço dos quatro anos de atividades do projeto Comunicação, Memória e Ação Cultural, por ele coordenado, e que contou com apoio da Fapemig.

Neste ano, o projeto editou dois livros (‘Nove Histórias Mineiras’ e ‘Memória, Gerações e Produção Cultural: experiências e reflexões’, ambos pela Editora Juizforana), entre outras produções — informações sobre o projeto e os livros podem ser obtidas pelo site .

O Enpecom tem por objetivo promover a discussão de questões gerais relativas à pesquisa em Comunicação, na perspectiva de fortalecer os estudos do Programa de Mestrado em Comunicação da UFPR, realizando a interlocução entre professores e alunos do curso e pesquisadores de outras instituições. Nesta quarta edição, o evento teve como tema geral Comunicação e Diversidade Cultural.

A coordenadora do PPGCOM-UFPR, Kelly Cristina Prudencio, destacou que o encontro começou em 2009, promovido ainda pelo curso de graduação da Universidade, e passou a ser inserido posteriormente como parte das atividades do Mestrado, que teve sua primeira turma iniciada em 2010. As atividades foram desenvolvidas no Sesc Paço da Liberdade, no Centro de Curitiba, em prédio construído no início do século XX, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, onde funcionou a primeira sede própria da Prefeitura da cidade.

Os demais palestrantes do evento foram: o professor mexicano Jorge González, da Universidade Nacional Autónoma (UNAM), do México; a jornalista e escritora Cremilda de Araújo Medina, docente da Universidade de São Paulo; a professora Maria Rita de Assis César, da UFPR; e o docente da Universidade Estadual de Londrina Silvio Ricardo Demétrio.

Além das palestras, realizadas à noite, foram organizados quatro grupos de trabalho, com apresentações e discussões no período da tarde, voltados para Comunicação e Cultura em sua interface com os subtemas Educação, Sociedade, Política e Diferença. Durante o Encontro, o professor da UFJF discutiu possíveis parcerias com a coordenadora do evento, Regiane Ribeiro, e visitou as instalações da graduação e do mestrado em Comunicação da UFPR, no campus Juvevê (Floresta) da instituição.