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Resumos – Defesas 2012/1

Leia o resumo das dissertações que serão defendidas no primeiro semestre de 2012:

 

Claudia Figueiredo Modesto

Fernanda Viana Campos

Marise Baesso Tristão

Bruno Vieira Moreira

Gilze Freitas Bara

Fernanda Nalon Sanglard

Guilherme Moreira Fernandes

Raphael Silva Souza Oliveira Carvalho

Flávia Valério Lopes

 

 

 

A identidade feminina na mídia neopentecostal do Reino de Deus: narrativas eletrônicas de conversão.

Por Claudia Figueiredo Modesto

Resumo: Esta dissertação debruçou-se sobre o discurso midiático religioso e sua capacidade reguladora no cotidiano das mulheres, especialmente sobre a construção da identidade feminina nas narrativas radiofônicas da Rede Aleluia de rádio, segmento midiático da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), liderado por Edir Macedo, que cobre 75 por cento do território nacional. Partimos dos conceitos de identidade dos Estudos Culturais e da interface entre mídia, religião e gênero para consolidar nosso campo teórico. Como metodologia, adotamos a Análise da Narrativa baseada nos pensamentos de Gancho (2006), cuja estrutura se estabelece sobre cinco elementos: enredo, personagens, tempo, espaço e narrador; que serão confrontados com os pensamentos e técnicas de alguns pesquisadores do rádio enquanto veículo de comunicação e produtor de sentido. Elegemos como corpus desta pesquisa os depoimentos femininos gravados e editados, exibidos no horário compreendido entre nove horas e meio-dia, na Rede Aleluia de rádio, em três fases distintas: de 02 a 06 de maio de 2011 (período que antecedeu o Dia das Mães); de 06 a 10 de junho de 2011 (semana anterior ao Dia dos Namorados) e de 08 a 12 de agosto de 2011 (intervalo que precedeu o Dia dos Pais). Verificamos que o discurso massivo iurdiano revela-se ambíguo para as mulheres: ora as aproxima ao espaço doméstico, ora as incentiva a participarem do setor econômico. Nossa hipótese supôs que é dada maior ênfase ao papel da mulher como a responsável pela felicidade de todos os membros da família e pela manutenção dos bons costumes, reservando às mulheres um discurso que as aproxima do espaço doméstico. No entanto, somente parte desta hipótese se confirmou. Os resultados apontaram para a construção de outra identidade feminina, mais próxima da mulher moderna do início do terceiro milênio.

 

O saber universitário em rede digital: as possibilidades de multimídia e de interatividade aplicadas na difusão do conteúdo científico para a população

Por Fernanda Viana Campos

Resumo: A crescente inserção das tecnologias comunicacionais digitais na sociedade contemporânea e suas influências nos diversos aspectos da vida cotidiana apontam para a relevância do uso destes meios com o intuito de aproximar a produção universitária da comunidade. Tendo em vista a recente implantação da TV digital no Brasil, bem como seu potencial de inclusão social, este trabalho teve como objetivo fazer uma reflexão sobre as possibilidades de difusão do conhecimento científico por meio desta tecnologia. A proposta se estende a uma breve discussão sobre o celular e a Web também como plataformas difusoras de conteúdo científico para a população. A ideia foi observar as vantagens e facilidades dos aplicativos interativos no uso da educação coletiva, visando à divulgação das pesquisas, dos projetos e das ações extensionistas. Buscamos principalmente, na TV digital, formatos mais dinâmicos, flexíveis e atrativos que favoreçam a construção colaborativa do saber, levando o usuário a experimentar a realidade universitária. Além da teoria, o trabalho apresenta uma parte prática, que consiste no desenvolvimento de programas-piloto interativos de conteúdo científico para TV digital. O trabalho teve como referência a Universidade Federal de Juiz de Fora, mas, no entanto, poderá servir como parâmetro para as demais universidades brasileiras.

 

 

A representação da Polícia Militar de Minas Gerais no “Super Notícia”: o jornal mais lido pelos mineiros

Por Marise Baesso Tristão

Resumo: Esta dissertação objetiva revelar a representação da Polícia Militar de Minas Gerais no “Super Notícia”, periódico fundado em 2002, que se enquadra na linha do jornalismo popular e tornou-se o veículo impresso mais vendido no país, mas com circulação restrita aos municípios mineiros. Para a avaliação do objeto de estudo, foi utilizada a Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin. Foram analisados 91 jornais, no período de abril a junho de 2010. Partindo das questões identitárias e das narrativas jornalísticas, o estudo utiliza-se de autores dos Estudos Culturais, do Interacionismo Simbólico e das Teorias do Jornalismo para mostrar a importância da mídia, notadamente do jornalismo, no processo de ajudar a construir representações sociais. O trabalho também mostra as características e as trajetórias do jornalismo impresso popular no país até chegar ao modo como as ações policiais militares são representadas neste tipo de imprensa, especificamente no diário analisado.

 

Digital signage: a 5ª Tela e a publicidade

Por Bruno Vieira Moreira

Resumo: A revolução industrial acabou por constituir uma sociedade de consumo. Essa sociedade utiliza-se da publicidade e da propaganda, dentro do campo da comunicação, como forma de promover o consumo através do contato direto e da orientação do consumidor. A partir do surgimento das tecnologias digitais de comunicação, novas formas de atingir o sujeito contemporâneo vêm surgindo, fazendo com que o campo da comunicação se reoriente. O propósito do presente estudo é apresentar e refletir criticamente sobre o digital signage e suas representações na sociedade do consumo e se essa nova ferramenta de comunicação é eficaz e pode ajudar a manter o propósito da publicidade e propaganda.

 

Para além do “boa noite”: Os apresentadores de telejornais e o processo de identificação com o público

Por Gilze Freitas Bara

Resumo: As estratégias adotadas no telejornalismo para estabelecer vínculos de pertencimento e relações identitárias com seu público por meio de seus apresentadores são o foco central deste trabalho. Uma das hipóteses da pesquisa é que o(s) apresentador(es) de telejornal desempenha(m) papel essencial no processo de identificação do público com o telejornal e mesmo com o veículo de comunicação que representa(m). Para isso, são percorridos conceitos e estudos acerca das identidades e seus processos de construção, reconstrução, manutenção. Também foram abordados neste estudo a relação da televisão, do telejornalismo, dos apresentadores de telejornais e da imagem nos processos de identificação e de constituição de uma narrativa de nação. A personificação dos noticiários televisivos nas figuras de seus apresentadores é um ponto central no trabalho, que analisa ainda os diálogos que estes buscam efetivar com o público, nos telejornais e em outras mídias, para estabelecer vínculos de pertencimento com o telespectador e, consequentemente, sua fidelização. A relação entre os apresentadores do Jornal Nacional (JN), da TV Globo, e seu público, materializada em seis edições do programa, constitui o objeto empírico de nosso estudo. Sua atuação será estudada tendo como base a análise do telejornal; os diálogos que eles tecem com o público na mídia; o estudo sobre as personagens encarnadas por esses apresentadores. Além disso, a partir da formação de um grupo focal, pretendeu-se incorporar, ainda que de forma inicial, os olhares da Recepção. Partindo da percepção dos integrantes do grupo focal, pretendemos compreender os vínculos de pertencimento que os apresentadores do Jornal Nacional tecem com o público, a partir do recorte empírico possível. O trabalho ainda trata da mudança de uma apresentadora do Jornal Nacional, ocorrida em dezembro de 2011.

 

Título a definir

Por Fernanda Nalon Sanglard

Resumo: Considerando-se a relevância do jornalismo para a informação da população e a contribuição desse campo na oferta de material que sirva de subsídio para a construção das identidades políticas dos cidadãos, esta dissertação objetiva compreender como o Jornal Nacional (JN), da Rede Globo, apresenta sua cobertura política (inclusive buscando-se entender o que ele conceitua como política), e como esses discursos são apropriados pelos jovens da cidade de Juiz de Fora-MG. Partindo de estudos que ainda apontam a televisão como principal meio de formação e informação da sociedade brasileira, apesar de todas as modificações sociais proporcionadas pelo maior acesso à internet, e diante do fato de que o JN se mantém como o telejornal de maior alcance do país, tenta-se avaliar em que medida as visões que os jovens têm da política relacionam-se com conceitos predominantes divulgados no JN. Por meio de análise de conteúdo das matérias do telejornal, num primeiro momento, e da aplicação de questionários e realização de grupo focal com estudantes de 16 a 18 anos de Juiz de Fora (MG), numa segunda etapa, o trabalho tem a proposta de correlacionar os enquadramentos majoritários sobre a política utilizados no telejornal e os discursos e as práticas desses jovens.

 

A representação da identidade homossexual nas telenovelas da Rede Globo: uma leitura dos personagens protagonistas no período da censura militar à televisão.

Por Guilherme Moreira Fernandes

Resumo: Esse trabalho analisa os personagens homossexuais nas telenovelas da Rede Globo no período histórico da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985). Nosso recorte temático versou os protagonistas homossexuais desta época, assim analisamos com profundidade, de acordo com as premissas da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, três telenovelas. A primeira, “O Rebu”, de Bráulio Pedroso, exibida em 1974, narrou a festa oferecida por Conrad Mahler para recepcionar uma princesa italiana. Durante a festa, um crime é cometido pelo próprio anfitrião, sendo uma relação homoafetiva um dos motivos do assassinato. Ainda em “O Rebu”, Roberta e Glorinha abandonam seus respectivos maridos e passam a viver juntas. A telenovela seguinte, “Os Gigantes”, de Lauro César Muniz, 1979, narra a história de Paloma Gurgel, uma mulher livre, a frente do seu tempo, que se permitia inclusive uma relação com outra mulher. Por fim, em “Brilhante” de Gilberto Braga (1981), acompanhamos os dilemas de Inácio, um homossexual que sofreu para ser aceito por sua família. Nossa dissertação parte dos conceitos de identidade cultural na contemporaneidade a luz de autores filiados aos Estudos Culturais, ao Interacionismo Simbólico e ao Pós-estruturalismo. A partir das conceituações de identidades, passamos a discutir as identidades de orientação sexual e de gênero. Também observamos a narrativa da telenovela como forma de revelar a nação em uma época marcada pela censura federal à televisão. Concluímos a importância dessas narrativas em mostrar personagens LGBTs em uma época que a sociedade não debatia, em esfera pública, essa possibilidade de cidadania.

 

Discursos em Cinzas: Olhares sobre as representações identitárias de fumantes segundo discursos institucionais.

Por Raphael Silva Souza Oliveira Carvalho

Resumo: Compreender as nuances sobre a contemporaneidade é recair sobre um sistema complexo de relacionamentos múltiplos, que configura visões das mais diversificadas sobre a realidade a partir dos discursos. Com estes pressupostos teóricos, – baseados nas correntes do Interacionismo Simbólico e dos Estudos Culturais – o papel das organizações e a forma pelas quais estas se posicionam discursivamente no ambiente social, por meio das práticas de comunicação, tornam-se caminhos possíveis para o entendimento do cenário contemporâneo. Assim sendo, vemos o tabagismo como um dos grandes temas de nossa época. A cultura do tabaco, entendida desde o plantio até as formas de consumo, retoma momentos históricos desde antes do período das grandes navegações perdurando até os dias de hoje. O estudo se propõe e investigar as formas pelas quais organizações como a Souza Cruz (produtora brasileira de cigarros industrializados) e o Ministério da Saúde (representante do poder público) expõem, em seus discursos institucionais, representações públicas sobre a identidade dos fumantes. Por meio da metodologia de análise de discurso – na compreensão teórica de Mikhail Bakhtin – buscamos analisar os textos institucionais das duas organizações investigando aspectos enunciativos que representem publicamente a “realidade” dos fumantes. Em seguida, com a aplicação do método do Grupo Focal aferimos os discursos dos próprios fumantes sobre a condição de consumidores, posteriormente analisados com os mesmos padrões estabelecidos para as organizações. Nosso objetivo é perceber aproximações e afastamentos entre os discursos, que se constituem pelo diálogo e configuram possíveis leituras sobre a realidade.

 

O discurso que ecoa nas redes: A vocalização de sujeitos na web a partir do caso “Voz da Comunidade”

Por Flávia Valério Lopes

Resumo: Na atualidade, a informação tem ganhado novos suportes e modificado a forma como as pessoas produzem e buscam por conteúdo noticioso. As redes sociais introduziram no atual cenário novas vozes, que passaram a participar do debate público a partir dos movimentos iniciados nos territórios do ambiente sociotécnico. Por meio dessas ferramentas, sujeitos evidenciam sua função de autoria, sem intermediários, e acabam sendo “convocados” a participar das discussões. Possibilitadas pelo avanço das tecnologias da sociedade em rede, as mídias sociais transformaram-se em um novo espaço público de discussão. Nesse contexto, torna-se oportuno investigar a reconfiguração da relação de interlocução entre imprensa e sociedade, com a chegada desses novos atores. Para isso, será analisada, discursivamente, a repercussão do trabalho de um grupo de jovens durante a ocupação/invasão da polícia no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, pelo perfil @vozdacomunidade no Twitter.