Dois mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram indicados à premiação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), que classifica os melhores trabalhos de pesquisadores em formação no Brasil. Considerada a principal e mais importante sociedade científica da área de Comunicação no País, a Intercom divulgou nesta semana a lista dos trabalhos finalistas que concorrem aos Prêmios Estudantis (edição 2012), totalizando 72 textos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. Entre os 30 estudos finalistas do prêmio Francisco Morel, que contempla pesquisas de mestrados, os dois que partiram do PPGCom-UFJF são: “O castelo e o latifúndio: o nordeste medieval em ‘Cordel Encantado’”, de Evandro Medeiros; e “Deficientes visuais no Jornal Nacional: uma análise sobre a representação telejornalística desse público”, de Marcello Machado. A indicação atesta a qualidade do Programa.
Agora, os textos finalistas são enviados a um júri formado por cinco professores para cada prêmio, que os avaliará e dará uma nota de 0 a 10, até 31 de março. A indicação dos trabalhos que concorrem aos prêmios foi feita a partir do conjunto de textos apresentados no 34º Congresso Nacional da Intercom, realizado no Recife (Pernambuco), em setembro do ano passado. Os três trabalhos de cada categoria que obtiverem as maiores médias serão divulgados no Jornal da Intercom, no mês de abril, e convocados para apresentar novamente seus trabalhos durante o Colóquio Acadêmico no próximo Congresso nacional da Intercom, entre 3 e 7 de setembro, em Fortaleza (Ceará). Nesse evento, um novo júri será formado, com mais três sócios, para definir a classificação final dos três primeiros trabalhos em cada categoria. O resultado final será anunciado durante o 35º Congresso, em setembro.
O trabalho de Evandro foi apresentado no Grupo de Pesquisa (GP) Ficção Seriada. Segundo o mestrando, a identidade local é uma narrativa, construída com base nos mitos fundadores. No artigo, ele observa uma aproximação entre o Sertão brasileiro e a Idade Média europeia, de modo que existem “ecos deste parentesco no primeiro capítulo da novela Cordel Encantado, da TV Globo”. Orientado no PPGCom pelo professor José Luiz Ribeiro, Evandro defendeu sua Dissertação neste ano e já foi aprovado para o doutorado em Comunicação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) — o único da área em todo o Brasil a alcançar conceito 6 (em escala de 1 a 7) na avaliação trienal realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Em sua pesquisa, Marcello aproxima os estudos de comunicação e identidades ao analisar a representação midiática de pessoas com deficiência visual no principal noticiário televisivo brasileiro, o Jornal Nacional (TV Globo). Analisando matérias referentes à cegueira e/ou a cegos exibidas no primeiro semestre de 2011, o mestrando nota, no artigo, que “o telejornal traz contribuições, embora silencie outras questões, podendo avançar na consolidação da inclusão”. Por fim, o trabalho ressalta a importância da audiodescrição em telejornais — recurso pelo qual seriam descritas as imagens relevantes, em prol da cidadania e do direito à informação por parte de deficientes visuais. O estudo foi apresentado no GP Telejornalismo. No PPGCom, o aluno recebe orientação do professor Aluizio Ramos Trinta.
Os trabalhos apresentados no evento da Intercom de 2011 estão disponíveis nos anais, pelo site: www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011.
Prêmios Estudantis
Os Prêmios Estudantis da Intercom buscam incentivar a produção acadêmica em todos os seus níveis, da graduação ao doutorado, e valorizar os estudos que dinamizam as Divisões Temáticas e os Grupos de Pesquisa da Intercom, reconhecendo o trabalho realizado pelos orientadores e pelas instituições de ensino no Brasil. Todos os trabalhos inscritos no Congresso nacional são automaticamente inscritos nos prêmios. Segundo a Intercom, a lista dos finalistas é composta pelos melhores trabalhos apresentados em cada Divisão Temática ou Grupo de Pesquisa. Além da categoria Francisco Morel (de mestrados), haverá o prêmio Vera Giangrande (de graduação), no qual estão concorrendo 15 artigos indicados pelos coordenadores das Divisões Temáticas do Intercom Junior. Já para o Prêmio Freitas Nobre, dedicado aos textos de doutorados de todo o País, foram indicados 23 trabalhos — entre os quais, o estudo “Imagens, jornalismo e trauma: a memória do 11 de setembro e a narrativa do terrorismo na reportagem televisiva”, do professor da Faculdade de Comunicação (Facom-UFJF) Jorge Carlos Felz. Os ganhadores receberão certificado e os seguintes prêmios: um netbook para os primeiros colocados em cada categoria; uma câmera fotográfica digital para os segundos colocados; e a isenção do pagamento de taxas para a participação em um Seminário Temático da Intercom para os terceiros lugares. Para conhecer todos os finalistas dos Prêmios Estudantis, acesse:www.intercom.org.br.