Fechar menu lateral

Aluna do PPGCom publicará artigo em e-book sobre mídias sociais

A mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Kátia Reis foi convidada pela jornalista Ana Bambrilla para escrever um artigo e assinar a coautoria do e-book “Para entender as Mídias Sociais Volume 2”.  O livro eletrônico será distribuído gratuitamente sob licença Creative Commons (que permite a cópia e o compartilhamento com menos restrições que o tradicional ‘todos os direitos reservados’) e seguirá o modelo de reunião de artigos de estudiosos das mídias sociais.

Organizadora do livro, Ana Bambrilla explica em seu blog que a intenção dessa publicação é “abordar temas transversais ao universo das redes de relacionamento, com o objetivo de estimular o debate e o compartilhamento de boas práticas”. O primeiro volume de “Para entender as Mídias Sociais” contou com a participação de autores como Raquel Recuero, Juliano Spyer e Edney Souza, importantes referências do tema no Brasil. Os nomes dos outros autores para o segundo volume ainda não foram confirmados.

O lançamento do e-book tem previsão para fevereiro de 2012, durante a Campus Party em São Paulo, um grande evento que reúne inovação, ciência, cultura e entretenimento digital. Para Kátia, essa será uma importante oportunidade de conhecer pesquisadores e críticos das mídias sociais que ela vem estudando para sua Dissertação de Mestrado.

O artigo da mestranda no e-book se refere à ultima seção de sua Dissertação e tem como tema a ecologia cognitiva, que, como explica ela, se relaciona ao fato de que “as redes sociais digitais constituem um mirante privilegiado para observação e estão trazendo à tona as miríades de novas experiências cognitivas que ocorrem por intermédio das múltiplas interações dos atores nestes ambientes. A indexação das ideias ao redor das hashtags, por exemplo, colabora para a construção de movimentos onde os indivíduos agem coletivamente, traz a possibilidade da criação de novos laços sociais formados ao redor de temas específicos e permite a construção de comunidades baseadas no interesse das coletividades”.

Sob o título “Ressignificando o Social através do Digital: As Mídias Sociais”, a Dissertação de Kátia, orientada pelo professor Cícero Silva, estuda as relações contemporâneas nestes ambientes permeados pelo uso do software, bem como a importância do espaço em potencial para propagação de vozes e discursos diversos. O trabalho também observa a possibilidade da ressignificação dos conteúdos e da construção de movimentos nos quais os indivíduos agem de forma colaborativa.