PPGCOM promove palestra sobre cultura e moda com Lisa Shaw, pesquisadora da University of Liverpool

Nesta quarta-feira, 30 de novembro, às 19h, a Facom sedia palestra gratuita e aberta ao público com a professora Lisa Shaw, pesquisadora da University of Liverpool (UK). O evento é promovido pelo PPGCOM e será no auditório. Confira as informações sobre a palestra:

Carmen Miranda e a moda nos Estados Unidos, 1939-41: a baiana comercializada

Pouco tempo depois de sua chegada nos Estados Unidos pela primeira vez em maio de 1939, Carmen Miranda já estava produzindo um efeito importante sobre a moda feminina norte-americana. O enorme impacto que Carmen teve sobre a moda nos Estados Unidos foi amplamente comentado nas imprensas americana e brasileira. Nesta palestra, Lisa Shaw pretende analisar os elementos-chave do figurino da baiana que Carmen Miranda adotou nos Estados Unidos e de mostrar como esses elementos foram transformados para ser comercializados naquele país. A pesquisadora irá mostrar o processo de comercialização pela qual o figurino da baiana passou dentro do mercado norte-americano, e sugerir por quê esta moda inspirada em elementos do traje da baiana pegou tanto nos Estados Unidos, enquanto no Brasil o uso do vestuário de Carmem Miranda se manteve restrito aos quatro dias do carnaval.