Começa hoje (16) e vai até o dia 18 de novembro o V Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Cibercultura (ABCiber), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Ao todo, nove pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) farão apresentações no evento, sendo três professores e seis alunos, que se dividem entre a Mostra de Arte Digital, as Mesas Temáticas e a Plenária Especial.
Na mostra de Arte Digital, a aluna Fernanda Viana apresentará, em uma palestra de 30 minutos, os vídeos interativos produzidos para a pesquisa de sua dissertação, sob a orientação do professor Carlos Pernisa Junior. Em sua palestra, Fernanda exibirá um programa-piloto, de roteiro interativo, com o conteúdo do Projeto de Popularização da Ciência e da Tecnologia, desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Elétrica da UFJF. O objetivo do projeto de Fernanda é a divulgação da produção científica universitária, por meio da TV Digital.
O professor Carlos Pernisa Junior apresentará ao todo três artigos nas Mesas Temáticas, sendo dois deles em coautoria com suas orientandas Fernanda Viana e Flávia Cocate. No primeiro dia de evento (16), o professor apresentará o artigo “Trilhas da (ciber-, tecno-) cultura: comunicação, arte e técnica”, do qual é o único autor. Nesse mesmo eixo temático, estão também o mestre, já formado pelo PPGCom-UFJF, Renato Bressan, com o artigo “A experiência #ReLet: passagens estéticas”, e as alunas Marília Xavier e Débora Faccion, que apresentam, em coautoria com o mestrando Lucio Reis, “Circuitos e redes: a base artística viral de Inserções em circuitos ideológicos, de Cildo Meireles, e Você gostaria de participar de uma experiência artística?, de Ricardo Basbaum”.
No segundo dia de evento, o professor Francisco Paoliello Pimenta apresenta o trabalho “Jogos, redes sociais e a crise no campo da comunicação”, no qual continua sua investigação de epistemologia da comunicação no contexto da cibercultura, e a aluna Fernanda Viana apresenta, junto com seu orientador, Carlos Pernisa Junior, o artigo “As interfaces do saber: uma reflexão sobre a inserção das tecnologias digitais em ações de difusão do conhecimento”, que segue também o tema de sua dissertação.
Na sexta-feira (18), último dia de evento, é a vez da aluna Flavia Cocate, também em coautoria com seu orientador Carlos Pernisa Junior, apresentar o artigo “Estudo sobre crowdfunding: fenômeno virtual em que o apoio de uns se torna a força de muitos”, estudo que apresenta parte de sua pesquisa para a dissertação de mestrado, sobre crowdsourcing.
No fechamento do Simpósio, com a última plenária especial, o professor Cícero Inácio da Silva fará uma apresentação sobre Arte e Cultura Digital, na qual ele apresentará seus estudos com o desenvolvimento da cultura digital no Brasil e as pesquisas realizadas no Laboratório de Software Studies.