O aluno do PPGCom Lúcio Reis Filho e seu orientador Alfredo Suppia apresentam, no dia 21 de setembro, artigo no XV Socine, encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, na cidade do Rio de Janeiro.
Com o título “A invasão zumbi no audiovisual independente latino-americano”, o artigo comenta a presença dos zumbis na cinematografia latino-americana contemporânea, dando destaque para produções argentinas e brasileiras, como “Plaga Zombie” (1997), de Pablo Parés e Hernán Sáez, “Minha Esposa é um Zumbi” (2006), de Joel Caetano, “Era dos Mortos”, de Rodrigo Brandão, “Capital dos Mortos”, de Tiago Belotti (ambos de 2007), e Mangue Negro (2008), de Rodrigo Aragão. Os autores buscam traçar as origens, inspirações e particularidades estéticas dessas produções.
O XV Socine tem como tema este ano os “Imaginários (In) Visíveis”, com a proposta de refletir sobre as produções cinematográficas e audiovisuais produzidas fora dos ambientes institucionalizados e sob as mais variadas circunstancias de produção, como as criações amadoras ou feitas em cursos livres. O objetivo dessa proposta é criar uma ponte entre o pensamento universitário e os espaços e sujeitos criadores dessas novas manifestações, que englobam questões sociais, éticas e estéticas.