Fechar menu lateral

Comunicação Empresarial é discutida entre Pesquisadores e profissionais na UFJF

2º Seminário de Comunicação Empresarial recebe inscrições. Com uma programação mais dinâmica, o evento vai explorar o tema “Reputação e Mensuração”.

Começaram as inscrições para o 2º Seminário de Comunicação Empresarial – Pesquisa e Mercado. O evento será realizado entre os dias 6 e 8 de outubro, na Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora, e pretende reunir profissionais, acadêmicos e interessados para discutir o tema “Reputação e Mensuração”. A iniciativa é do Curso de Especialização em Comunicação Empresarial e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF (PPGCOM/UFJF).

Para a segunda edição do Seminário foi planejada uma programação mais dinâmica. O objetivo é cumprir o propósito fundamental do projeto de alinhar, em um mesmo ambiente, as práticas de mercado e as pesquisas acadêmicas. A criação de grupos de trabalhos se torna uma oportunidade para que pesquisadores apresentem teorias e estudos sobre o campo da comunicação empresarial. Por outro lado, o modelo talk show, por exemplo, proporciona um ambiente descontraído para a apresentação de tendências da atuação profissional.

Para o coordenador do curso de Especialização, Boanerges Lopes, esta edição do seminário traz temas pertinentes às ações que as empresas precisam desenvolver na realidade e o meio acadêmico pode investigar e produzir boas pesquisas, principalmente empíricas. Acompanhar e consolidar reputações não só nas redes tradicionais, mas também perante as mídias sociais é algo imprescindível para fortalecer a credibilidade das organizações perante os stakeholders (públicos de interesse). Além disso, estabelecer mensurações ou métricas compatíveis com as ações comunicativas empresariais permite o fortalecimento das decisões organizacionais e o avanço perante uma realidade que se transforma muito rapidamente e apresenta uma concorrência intensa.

Profissionais de destaque na região e em âmbito nacional estarão presentes, como: Nino Carvalho (Nino Carvalho Consultoria e Capacitação em Marketing Digital), Gisele Lorenzetti (LVBA Comunicação), Celso Noronha (CEMIG), Roberto Baraldi (Grupo Fiat Brasil) e Tatiana Seixas (InPress Porter Novelli). Confira a programação, aqui.

 

Trabalhos científicos

Um das novidades da segunda edição é a possibilidade de apresentação de trabalhos científicos. A tarde da sexta-feira, dia 07, foi separada especialmente para que os pesquisadores apresentem seus olhares sobre a comunicação empresarial. Os artigos podem ser inseridos em um dos três Grupos de Trabalho propostos: Publicidade, propaganda e marketing; Assessoria de imprensa e mídias sociais; e RP e Comunicação Empresarial. O prazo para o envio dos artigos é 26/09. Os aceites serão enviados no dia 02/10.

 

Social

Mais uma vez, o Seminário de Comunicação Empresarial reforça o lado socialmente responsável e propõe um sistema de doação de materiais. Juntamente ao investimento de R$10, os participantes deverão trazer um sabonete e um creme dental ou um litro de leite longa vida. Todo o material recolhido será doado para a Casa de Passagem Bethânia (Rua Santos Dumont, 117 – Bairro Granbery – Juiz de Fora).

A programação completa, as normas para apresentação de trabalhos e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do Curso de Especialização em Comunicação Empresarial da UFJF(www.cemp.jor.br). O 2º Seminário de Comunicação Empresarial irá abranger, também, o Pós-Intercom, realizado pelo Diretório Acadêmico Wladimir Herzog, como pré-evento no dia 06/10, a partir das 14h.

 

Mais informações:

Secretaria da Faculdade de Comunicação: (32) 2102-3601