Fechar menu lateral

Mestrandos do PPGCOM são premiados no Folkcom

Dois mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram premiados na 14ª Conferência Brasileira de Folkcomunicação (Folkcom), evento nacional realizado na cidade na última semana, entre os dias 4 e 7. Guilherme Fernandes conquistou o prêmio Joseph Luyten, destinado a artigos acadêmicos desenvolvidos por alunos de pós-graduação (lato e stricto sensu), e Marcello Machado recebeu menção honrosa nessa mesma categoria, que homenageou o pesquisador da Folkcomunicação Luyten, falecido em 2006. Ao todo, 21 artigos concorriam nessa modalidade.

Segundo Fernandes, que integrou a comissão organizadora do evento, cada coordenador dos cinco Grupos de Trabalho (GTs) indicou um artigo em cada uma das categorias: graduando, pós-graduando, profissional e sênior. Depois, esses trabalhos foram entregues à presidente da Rede Folkcom, Betania Maciel, e à diretora científica da Rede, Maria Érica de Oliveira Lima. A avaliação considerou aspectos como: contribuição para a área; referências e embasamento bibliográfico; e realização do trabalho (apresentação, formato, estrutura, conteúdo).

“Eu fiquei muito feliz em receber esse prêmio. Além do reconhecimento pelas minhas pesquisas em Folkcomunicação, aprendi com a professora Maria José Oliveira e outros integrantes da Rede Folkcom a admirar o professor Luyten. Já li algumas coisas dele, gosto mundo das ponderações que ele faz. Não tive a oportunidade de conhecê-lo”, relata. Fernandes foi agraciado pelo artigo “Folkcomunicação, mediação e ativismo midiático: do líder de opinião ao ativismo midiático”. De acordo com o mestrando, a obra parte da passagem do líder de opinião (concepção do sociólogo Paul Lazarsfeld utilizada pelo jornalista Luiz Beltrão para esquematizar o sistema da Folkcomunicação) ao ativista midiático (definição do professor Osvaldo Trigueiro, como tentativa de atualização da obra de Beltrão), além de abordar temas como as medições, do filósofo Jesús Martín-Barbero, e o hibridismo cultural, do antropólogo Néstor García Canclini, com novas concepções para a teoria de Beltrão.

Já Machado recebeu menção honrosa pelo artigo “À margem da mídia: pessoas com deficiência visual como audiência folk”, o qual aproxima Folkcomunicação e estudos de recepção midiática por parte de deficientes visuais. Segundo o aluno, o público formado por cegos pode ser considerado um grupo culturalmente marginalizado. “Por meio de um trabalho prático realizado em 2009, com orientação do professor da Faculdade de Comunicação Alvaro Americano, seis deficientes participaram de um grupo focal para acompanharem o Jornal Nacional (TV Globo). Foi possível notar como se dá a marginalização desse público pela mídia massiva”, realçou o mestrando, que disse ter ficado surpreso com a menção.

Além do prêmio Joseph Luyten, o Folkcom 2011 também entregou as seguintes premiações: José de Barros (artigos acadêmicos de alunos de graduação), Roberto Benjamin (mostra de fotografias, para estudantes, profissionais, professores e amadores), José Marques de Melo (mostra de vídeos, também para alunos, profissionais, professores e amadores) e José Luiz Ribeiro (artigos acadêmicos de pesquisadores seniores). A premiação e as homenagens a essas personalidades que dão nome aos prêmios ocorreram na última noite do evento (dia 6). Os premiados ganharam certificado e livros.

O Folkcom foi organizado pela Facom-UFJF, pelo PPGCOM e pela Faculdade Estácio de Sá da cidade. A Folkcomunicação é uma teoria da comunicação genuinamente brasileira, criada pelo jornalista Luiz Beltrão em sua tese de doutorado, defendida em 1967 na Universidade de Brasília (UnB), com o objetivo de estudar processos comunicacionais na troca de ideias, opiniões e atitudes da população marginalizada e dos grupos populares. Neste ano, Juiz de Fora sediou o evento pela primeira vez, o qual teve como tema “O artesanato como processo comunicacional”.

 

Confira todas as premiações

Homenagem José de Barros (alunos de graduação): 14 trabalhos inscritos

Prêmio: Isadora Ortiz de Camargo (UEPG), com o artigo “Informação e mensagem cultural ‘embalada’: embalagens como dispositivos folkcomunicacionais ou estratégias de marketing no serviço comercial brasileiro”, artigo em coautoria com Sérgio Luiz Gadini.

Menção Honrosa: Igor Moura Danieleviz e Silva (UNIC – Universidade de Cuiabá), com o artigo “Momento Presidiário: um programa radiofônico sob o olhar da folkcomunicação”, em coautoria com Rafael Rodrigues Lourenço Marques.

 

Homenagem Joseph Luyten (alunos de pós-graduação): 21 trabalhos inscritos

Prêmio: Guilherme Moreira Fernandes (UFJF), com o artigo “Folkcomunicação, mediação e ativismo midiático: do líder de opinião ao ativismo midiático”.

Menção Honrosa: Marcello Pereira Machado (UFJF), com o artigo “À margem da mídia: pessoas com deficiência visual como audiência folk”

 

Homenagem Antônio Weitzel (artigos científicos de profissionais – graduados e mestres): 13 trabalhos inscritos

Prêmio: Eliana Maria de Queiroz Ramos (UFRPE), com o artigo “Alterações no artesanato dos Papangus de Bezerros (PE): hibridismo, reconversão cultural e folkcomunicação turística”, em coautoria com Betania Maciel.

Menção Honrosa: Thífani Postali (UNISO), com o artigo “Folkcomunicação além das fronteiras brasileiras: Blues e Hip Hop como comunicações específicas de grupos”

 

Homenagem José Luiz Ribeiro (artigos de pesquisadores seniores): 9 trabalhos inscritos

Prêmio: Karina Janz Woitowicz (UEPG), com o artigo “A matéria prima do artesanato como marca da cultura regional: um olhar folkcomunicacional sobre as peças artesanais da região dos Campos Gerais do Paraná”, em coautoria com Eduardo Godoy.

Menção Honrosa: Jacqueline Lima Dourado (UFPI), com o artigo “Toda terça-feira tem: estudo folkcomunicacional sobre o novenário da Vila Operária em Teresina-PI” em coautoria com Renan da Silva Marques.

 

Homenagem Roberto Benjamin (fotografia):

Prêmio: Angelo Savastano (Estácio de Sá/JF).

Menção Honrosa:  Eliana Maria de Queiroz Ramos (UFRPE).

Avaliadores: Jorge Carlos Felz Ferreira (UFJF) e Tainá Novellino (Estácio de Sá)

 

Homenagem José Marques de Melo (audiovisual): 5 vídeos inscritos

Prêmio: Janderson Angelim Cunha (Universidade Anhembi Morumbi), com o vídeo “Bulindo no Formigueiro”.

Menção Honrosa: Sônia Regina Soares Cunha (UFRN), com o vídeo “Folkaudiovisual Potiguar: os artesãos das palavras e a literatura de cordel”.

Avaliadores: Júnior Pinheiro (UFPB), Patrícia Saldanha (UFF) e Cristiano José Rodrigues (UFJF).