Aluno do PPGCOM é eleito diretor da Rede Folkcom

Pela primeira vez, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está representada na diretoria nacional da Rede Folkcom, que integra pesquisadores brasileiros em Folkcomunicação – teoria da comunicação genuinamente brasileira, criada pelo jornalista Luiz Beltrão, que estuda processos comunicacionais na troca de ideias, opiniões e atitudes da população marginalizada e dos grupos populares. O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFJF Guilherme Fernandes foi eleito, na última semana, como diretor administrativo da Rede, na gestão bianual que começa neste ano e vai até o começo de 2013.

Segundo o estudante, numa conferência em Ilhéus foi proposta uma chapa, que sofreu pequenas modificações e foi eleita em Juiz de Fora no último sábado (7). Não houve concorrentes, e a chapa ficou composta da seguinte maneira: Marcelo Pires de Oliveira (UESC) como presidente; Maria Érica de Oliveira Lima (UFRN) como vice-presidente; Guilherme Fernandes (UFJF) como diretor administrativo; Marcelo Sabbatini (UFPE), diretor financeiro; Karina Janz Woitowicz (UEPG), diretora científica-cultural; e Maria Cristina Gobbi (Unesp), como diretora-secretária.

“Como fui indicado pelo professor José Marques de Melo, pretendo trabalhar muito para cumprir todas as expectativas em mim depositadas. O cargo que vou assumir sofreu algumas alterações; a princípio, eu ficarei responsável pelos eventos da rede”, explica. Para Fernandes, a Rede Folkcom é um relevante grupo de pesquisadores, que está presente em vários congressos importantes. “Assim, estarei levando o nome da minha instituição. Junto com a professora Gobbi, somos os representantes do Sudeste. É objetivo da nova diretoria promover o crescimento da rede. Dessa forma, vamos representar a rede nas universidades da região Sudeste”, enfatizou.

A eleição ocorreu no encerramento da 14ª Conferência Brasileira de Folkcomunicação (Folkcom), evento nacional realizado na cidade na última semana, entre os dias 4 e 7. O Folkcom foi organizado pela Faculdade de Comunicação (Facom-UFJF), pelo PPGCOM e pela Faculdade Estácio de Sá da cidade. Neste ano, Juiz de Fora sediou o evento pela primeira vez, o qual teve como tema “O artesanato como processo comunicacional”.