Juiz de Fora sedia Conferência de Folkcomunicação: PPGCOM participa da organização do evento

Depois de 12 anos, Minas Gerais volta a sediar a Conferência Brasileira de Folkcomunicação (Folkcom), que será realizada em Juiz de Fora entre os dias 4 e 7 de maio. Considerado um dos mais importantes eventos nacionais da área de Comunicação, o Folkcom 2011 está sendo organizado pela Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora (FES/JF), Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM). Do dia 02 de abril até 2 de maio, estudantes, professores e outros profissionais interessados poderão inscrever-se para participarem da Conferência.

A Folkcomunicação é uma teoria da comunicação genuinamente brasileira e foi criada pelo jornalista Luiz Beltrão em sua tese de doutorado, defendida em 1967 na Universidade de Brasília (UnB), com o objetivo de estudar processos comunicacionais na troca de ideias, opiniões e atitudes da população marginalizada e dos grupos populares. Em sua 14ª edição, o Folkcom terá como tema: “O artesanato como processo comunicacional”. Segundo o mestrando da Facom e um dos organizadores do evento, Guilherme Fernandes, o artesanato foi escolhido por fazer parte dos registros de Beltrão e por caracterizar o estado de Minas.

Fernandes pontuou que a ideia quanto ao tema foi apresentada pela comissão organizadora local e acatada pela diretoria da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom), que promove a Conferência com o apoio da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. Com sede na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), a Cátedra concebeu o Folkcom e é presidida pelo professor José Marques de Melo.

Além de Fernandes, a equipe organizadora do evento em Juiz de Fora é composta, também, pelos professores da Facom Boanerges Lopes e Iluska Coutinho, pela diretora da Faculdade, Marise Mendes, pela professora da Estácio de Sá Maria José Oliveira, pela presidente da Rede Folkcom, Betania Maciel, e por José Marques de Melo. Esta edição celebrará os 40 anos de publicação da obra Comunicação e Folclore (editora Melhoramentos, 1971), de Luiz Beltrão. Outra atração será uma mesa em resgate a outras edições do Folkcom.

A expectativa é de que o grande evento receba cerca de 800 participantes. A programação inclui a participação de renomados pesquisadores brasileiros, como José Marques de Melo, Betania Maciel, Antônio Hohlfeldt, Roberto Benjamin, Guilherme Rezende, Severino Lucena, Osvaldo Trigueiro, Karina Woitowicz, Maria Cristina Gobbi, Cristina Schmidt e Sérgio Gadini. O professor Carlos Nogueira, da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), também estará presente no Folkcom 2011.

Até 20 de abril, o custo da inscrição será de: R$ 25 para alunos da UFJF e da Estácio de Sá; R$ 30 para estudantes de graduação e pós-graduação; R$ 45 para professores e profissionais sócios da Rede Folkcom ou membro do corpo docente da UFJF ou da Estácio de Sá; e R$ 50 para demais professores e profissionais. Após essa data, os valores subirão para R$ 35, R$ 40, R$ 55 e R$ 60, respectivamente.

A cada ano, um tema é escolhido no Folkcom para o debate em torno da teoria criada pelo pesquisador Luiz Beltrão. A primeira edição do evento foi promovida em 1998 na Umesp. Esta será a segunda vez em que a Conferência ocorrerá no estado mineiro – a primeira foi no II Folkcom, em 1999, na Fundação de Ensino Superior de São João del Rei (Funrei), sob coordenação do professor Guilherme Rezende. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.folkcom2011.com.br e pelo Twitter @folkcom2011.

Inscrição de trabalhos

É possível enviar trabalhos para grupos temáticos (GTs) e mostras de vídeo e fotografia no Folkcom 2011. As obras para GTs podem ser encaminhadas de 02 de a 20 de abril. Já o envio de trabalhos para as mostras de vídeo e fotografia irá de 4 a 22 de abril. Haverá cinco categorias de prêmio: três para artigos acadêmicos, sendo uma para alunos de graduação, outro para estudantes de pós-graduação e o terceiro para professores seniores (doutores).