Entre os dias 13 e 15 de dezembro, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF recebe o professor Dr. Jorge A. González Sánchez. O pesquisador irá discutir do tema “Culturas Populares e Culturas Contemporâneas na América Latina: das metáforas aos conceitos e das inspirações aos métodos de pesquisa”. O curso será ministrado das 14h às 17h, na Casa de Cultura da UFJF (Av. Rio Branco, 3372 – centro).
Jorge González é coordenador do Laboratorio de Investigación y Comunicación Compleja, do Programa de Epistemología de la Ciencia y Cibercultur@ e do Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades (CEIIH). O professor integra o corpo docente da Universidad Nacional Autónoma de México, localizada na Cidade do México.
Para o evento, serão oferecidas 30 vagas para inscrições de interessados que não façam parte do quadro docente ou discente do PPGCOM/UFJF (cujas vagas já são garantidas mediante inscrição prévia). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, na secretaria do programa, ou pelo telefone (32) 2102-3603. Os alunos regulares terão participação convertida em um crédito, como disciplina curricular.
Confira o conteúdo programático:
Bibliografia utilizada
CIRESE, Alberto M. “Osservazioni sul folklore di Antonio Gramsci”, Intelletuali, Folklore e istinto di classe. Torino: Einaudi, 1977.
_________. Cultura hegemonica e culture subalterne. Palermo: Palumbo, 1983.
GIMÉNEZ, Gilberto . Teoría y análisis de la cultura (2 Volúmenes), México: CNCA e Instituto Coahuilense de Cultura, 2005.
GARCÍA CANCLINI, Nestor. Culturas híbridas. México: Grijalbo, 1993.
GONZÁLEZ, Jorge. Sociología de las culturas subalternas. Mexicali: UABC, 1990.
________. Mas(+) cultura(s). Ensayos sobre realidades plurales. México: CNCA, 1994.
________. Entre cultura(s) y cibercultur@(s). Incursiones y otros derroteros no lineales. La Plata: EDULP. 2008)
GONZÁLEZ, Jorge; GALINDO, Jesús (Coords.) Metodología y cultura. México: CNCA. 1994.
MARTÍN BARBERO, Jesús. De los medios a las mediaciones. Barcelona: Gustavo Gili, 1988.