A segunda reunião aberta, de 2010, do Grupo de Pesquisa Comunicação, Identidade e Cidadania foi conduzida pelo Prof. Dr. Márcio de Oliveira Guerra que abordou a relação entre o futebol e a identidade brasileira. Com a palestra “O futebol explica o Brasil” Márcio Guerra apresentou uma perspectiva envolvente e atraente de percebermos o país e a relação que os brasileiros desenvolvem entre si e com o mundo.
Além de paixão nacional o futebol tornou-se uma atividade de pesquisa, uma possibilidade de entendermos algumas questões culturais e identitárias, marcadas, construídas e reconstruídas ao longo da história nacional. Durante a apresentação foi ressaltada a importância do futebol enquanto maior fenômeno social do Brasil. Márcio Guerra apresenta a partir deste estudo alguns confrontos que constroem a história do esporte e do país como, por exemplo, a relação entre o futebol profissional e amador, sério e lúdico, criativo e adverso, as questões raciais e econômicas e a presença e interferência da mídia no desempenho em campo e extracampo.
Falar de futebol ainda pode ser conversa de bar, mas pensar o futebol já estratégia e dá emprego, estudar o futebol é avanço, ainda a passos pequenos. Perceber como este esporte faz parte dos brasileiros e contribui, com um estreito relacionamento com a mídia, para a construção e reconstrução da nação é uma novela que ainda merece muitos capítulos.
O estudo apresentado tem como base o livro O futebol explica o Brasil, do jornalista e historiador Marcos Guterman. Márcio Guerra coordena o Núcleo de Pesquisa em Comunicação, Esporte e Cultura. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Radiodifusão, atuando principalmente nos seguintes temas: futebol, comunicação, rádio, jornalismo e eventos.