Nos dias 9 e 10 de abril de 2021 foi realizado, virtualmente para a Europa e Américas e presencialmente na China, o International Conference on Medicinal and Food Plant Research & 3rd Sino-CPLP Symposium on Natural Products and Biodiversity Resources (https://bio-conference.snut.edu.cn/dhjj.htm), organizado pelo The College of Biological Science and Engineering, Shaanxi University of Technology, Centre of Molecular and Environmental Biology, University of Minho, and State Key Laboratory of Quality Research in Chinese Medicine, University of Macau.

Este evento multicêntrico teve como tema Medicine and Food Homologous Natural Products and Functional Food e objetivou o compartilhamento de novas pesquisas envolvendo produtos naturais e alimentos funcionais, sugestões e planos de cooperação para inovação e desenvolvimento com produtos naturais. Foram apresentadas 15 conferências ministradas por grandes nomes da área, entre eles o Prof. Dr. Alvaro Viljoen (Tshwane University of Technology, África do Sul, e editor chefe do Journal of Ethnopharmacology), a Profa. Dra. Judith Rollinger (University of Vienna, Áustria, e presidente da Society for Medicinal Plant and Natural Product Research) e o Prof. Dr. Norberto Peporine Lopes (Universidade de São Paulo, Brasil, e presidente da Sociedade Brasileira de Química).

Alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCF/UFJF) participaram ativamente deste congresso, onde tivemos a satisfação de ter a Profa. Dra. Maria Silvana Alves como uma das palestrantes convidadas, contribuindo com a conferência intitulada The apocalypse of antimicrobial resistance: the challenges of discovering new antibiotics and new therapeutic strategies. Ainda, entre os 120 resumos aprovados que serão publicados na Frontiers in Pharmacology (Ethnopharmacology – Fator de impacto: 4.225), 53 foram selecionados para apresentação na forma de pôsteres com discussão dos trabalhos. Desses, 23 foram premiados como se segue: dois foram agraciados como melhores trabalhos, cinco com distinção e 16 com mérito, perfazendo um total de 23. Foi uma honra ver nossos alunos sendo agraciados com o melhor trabalho e dois méritos. A discente Isabella Costa, orientada pela Profa. Dra. Elita Scio, apresentou o estudo intitulado “Pereskia aculeata Miller (Cactaceae): Biological activities of a non-conventional food plant” e ganhou um dos dois melhores trabalhos do congresso. A mestranda Carolina Alves, orientada pelo Prof. Dr. José Otávio do Amaral Corrêa, atual Coordenador do PPGCF/UFJF, apresentou o estudo intitulado “Effect of parthenolide on experimental autoimmune encephalomyelitis (EAE) induced in C57B1/6 mice” e foi agraciada com o mérito. De forma semelhante, Nicole Fonseca Moreira, aluna do curso de Farmácia e bolsista voluntária de iniciação científica (VIC) Edital 2019-2020 e 2020-2021, orientada pela Profa. Dra. Maria Silvana Alves e tendo como tutores os mestrandos Wesley Gonçalves de Moraes e Ygor Ferreira Garcia da Costa (hoje mestre), apresentou o estudo intitulado “In vitro antibacterial potential of structurally modified synthetic substances: looking for new therapeutic options” e foi agraciada com mérito.