Fechar menu lateral

Manual do aluno e docente

Bem vindo ao Manual do aluno/docente! Aqui você encontra informações e formulários sobre:

  1. Orientações para novos alunos
  2. Agendamento da defesa
  3. Alteração de projeto do mestrado/doutorado
  4. Aproveitamento de créditos
  5. Auxílio financeiro para membros da banca de defesa
  6. Auxílio financeiro para alunos (trabalho de campos e eventos)
  7. Credenciamento de coorientador
  8. Estágio docência
  9. Homologação de dissertação/tese
  10. Matrícula em disciplinas
  11. Prorrogação da defesa/ qualificação
  12. Qualificação 
  13. Requisição de veículo
  14. Solicitação de diárias e/ou passagens para docentes do programa
  15. Outros documentos

1. ORIENTAÇÕES PARA NOVOS ALUNOS

Os novos alunos devem se cadastrar em 2 sistemas:

 Sistema Eletrônico de Informações (SEI): fazer cadastro como usuário externo acessando o link https://www2.ufjf.br/sei/usuario-externo/ e seguindo os procedimentos. O cadastro é necessário porque a maioria dos processos na UFJF agora tramitam de forma eletrônica por esse sistema.

– SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica):  entrar no site https://siga.ufjf.br/, clicar em “Meu primeiro acesso” e seguir as orientações. Talvez seja necessário enviar e-mail para a Central de Atendimento (faleconosco@ufjf.edu.br), caso solicitado durante o cadastro. É importante realizar esse cadastro para que tenham acesso as matrículas nas disciplinas e as suas notas.

-E-mail institucional: É criado automaticamente para cada aluno, após a realização da matrícula,  um e-mail institucional com o domínio @ufjf.br, com o qual os alunos têm direito a um drive ilimitado no Google Drive. Para acessá-lo, basta logar no Siga e clicar em “e-mail institucional”. Nesse ícone vocês conseguem acessar o endereço de e-mail e alterar a senha. Alguns professores utilizam também esse endereço para enviar informações das aulas para os alunos, por isso é importante o acesso com frequência.

2. AGENDAMENTO DA DEFESA:

Enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br), com 40 dias de antecedência da defesa:

  • Formulário de Proposta de Banca (mestrado / doutorado) para aprovação da banca pela Comissão de Homologação das dissertações e teses. A banca examinadora deverá ser composta pelo Orientador, Coorientador (se houver) e doutores ou portadores de título equivalente (2 para o Mestrado e 4 para o doutorado, sendo pelo menos metade deles externo à UFJF). Os membros suplentes deverão cumprir os mesmos requisitos dos membros titulares. Atenção: preencher corretamente a função de cada membro como Membro titular ou suplente interno ou externo. A proposta de banca deve obrigatoriamente estar assinada pelo orientador.
  • Versão final da dissertação/tese 
  • E-mail de todos os membros da banca
  • Para o Mestrado, comprovante de submissão de um artigo científico, referente à dissertação, para um periódico Qualis A4 ou superior, com aderência a área de Biodiversidade, sendo o discente o primeiro autor.
  • Para o Doutorado, comprovante de aceite de um artigo científico, referente à tese, para um periódico Qualis A4 ou superior, com aderência a área de Biodiversidade, sendo o discente o primeiro autor.

Aguardar contato da secretaria confirmando a aprovação da banca e a continuação do processo de agendamento da defesa.

No dia da defesa, o tempo da apresentação é de até 30 minutos, para Mestrado, e de até 50 minutos, para Doutorado. Cada examinador terá até 01 hora para arguir e discutir com o mestrando ou doutorando.

Os requisitos necessários para o agendamento da defesa de Mestrado ou Doutorado são:

a) Entregar requerimento dirigido ao Colegiado, solicitando providências para a realização da defesa de Dissertação ou Tese que deverá ser entregue na Secretaria Administrativa com antecedência mínima de 40 dias;
b) Totalizar o número mínimo de créditos exigido para o Curso (20 para mestrado e 40 para doutorado). Os créditos da Dissertação (2 créditos) e da Tese (2 créditos) serão considerados na contagem geral de créditos mínimos;
c) Ser aprovado no Exame de Qualificação (art 21 do Regimento Geral do PPG);
d) Apresentar comprovação de cumprimento das regras de devolução de material utilizado para fins de estudo (herbários, bibliotecas, e outros) estabelecidas pela UFJF (exigência suspensa durante a suspensão das atividades da UFJF)
e) Para o Mestrado, é exigida a submissão de um artigo científico, referente à dissertação, para um periódico Qualis A4 ou superior, com aderência a área de Biodiversidade, sendo o discente o primeiro autor.
f) Para o Doutorado, é exigido o aceite de um artigo científico, referente à tese, para um periódico Qualis A4 ou superior, com aderência a área de Biodiversidade, sendo o discente o primeiro autor.

g) Para o Doutorado, é exigida também a submissão de um manuscrito para revista de divulgação científica do Programa até o 36º mês após a matrícula.
        

As Dissertações e as Teses deverão ser redigidas em português. Deverão também apresentar resumo e título em inglês, além de um resumo em linguagem acessível ao público leigo para fins de divulgação científica. Em casos excepcionais, mediante aprovação do Colegiado do Curso, poderão ser aceitas Dissertações e Teses redigidas em inglês ou espanhol.

3. ALTERAÇÃO DE PROJETO DO MESTRADO/DOUTORADO:

Enviar para o e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br):

4. APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS:

Para o Mestrado, a carga horária de disciplinas realizadas em outros Programas de Pós-Graduação stricto sensu poderá ser considerada até o limite máximo de 1/3 da carga horária exigida para obtenção do título correspondente.

Para o Doutorado, dos 40 créditos, até 50% podem ser aproveitados de Mestrado cursado em Programa pertencente à grande área CAPES de BIODIVERSIDADE e 1/3  dos créditos restantes podem ser cursados em outros Programas e aproveitados na contagem geral.

Poderá ser autorizado o aproveitamento de disciplinas de Pós Graduação cursadas durante a Graduação, desde que não tenham sido integralizadas na carga horária mínima para a obtenção do título de Graduação.

Enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br) o Formulário de aproveitamento de créditos e:

  • Declaração de conclusão da disciplina (deve conter, no mínimo, nome da disciplina, carga horária e conceito obtido); ou, no caso de aproveitamento de créditos cursados durante o Mestrado para o Doutorado: anexar cópia do histórico do Mestrado;
  • Ementa da disciplina.

5. AUXÍLIO FINANCEIRO PARA MEMBROS DA BANCA DE DEFESA: (Temporariamente suspenso)

Enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br) com 30 dias de antecedência da defesa:

No dia da defesa, o proposto deve entregar na secretariaRelatório de viagem e os bilhetes aéreos ou rodoviários, caso não se desloque em veículo próprio.

6. AUXÍLIO FINANCEIRO PARA ALUNOS (TRABALHO DE CAMPO E EVENTOS):

Portaria n° 1058/2015 (Regulamento do auxílio financeiro)

Enviar e-mail para ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br com antecedência mínima de 25 dias do evento, contendo:

Para eventos:

  • Justificativa do pedido de auxílio contendo informações sobre o evento tais como espécie, data, cidade de realização, etc
  • Tabela com previsão de gastos pelo aluno
  • Resumo do trabalho a ser apresentado + aceite do trabalho pela organização do evento
  • Folder ou site oficial do evento
  • Recibo de inscrição no evento

Para trabalhos de campo:

  • Justificativa do pedido de auxílio contendo informações sobre o trabalho a ser desenvolvido e cronograma de atividades
  • Tabela com previsão de gastos pelo aluno

Uma vez aprovado o auxílio, o aluno será comunicado via e-mail e deverá comparecer à secretaria para assinar os documentos necessários.

7. CREDENCIAMENTO DE COORIENTADOR:

O cadastro do coorientador está sujeito à aprovação da Coordenação. O Orientador do aluno deve enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br):

8. ESTÁGIO DOCÊNCIA:

A prática docente é obrigatória aos mestrandos e doutorandos e deverá dar-se na forma de participação em disciplina de graduação, sob supervisão de um docente membro da Congregação do Programa (estágio docência I). Além disso, os alunos do doutorado realizarão o curso de verão ou inverno (estágio docência II).

Após a realização da prática docente, o aluno deverá enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br), os formulários abaixo preenchidos e assinados para computação dos créditos.

9. HOMOLOGAÇÃO DE DISSERTAÇÃO/TESE:

Enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br), no máximo 90 dias após a defesa:

No caso da aprovação condicional (com modificações substanciais no documento defendido), os certificados de conclusão, tanto de Mestrado quanto de Doutorado, somente serão expedidos após ofício do Orientador para a Coordenação do PPG Biodiversidade, atestando que as correções e críticas pertinentes, sugeridas pela banca, foram acatadas, seguindo, respectivamente, do envio do exemplar definitivo da Dissertação ou Tese. Entrar em contato com a secretaria para receber mais orientações acerca da reavaliação do trabalho pela banca.

Além disso, o aluno deve se cadastrar no SEI como usuário externo acessando o link https://www2.ufjf.br/sei/usuario-externo/ e seguindo os procedimentos necessários para a liberação de seu cadastro.

Após a conclusão do processo no SEI, o aluno deverá entrar em contato com a Central de Atendimento pelo e-mail: faleconosco@ufjf.edu.br para a emissão do diploma.

10. MATRÍCULA EM DISCIPLINAS:

A carga horária do Curso de Mestrado será no mínimo de 20 créditos e, do Doutorado, de 40 créditos. Os créditos da Dissertação ou da Tese (02 créditos) serão considerados na contagem geral de créditos mínimos.

A grade horária descritora das disciplinas e dos respectivos docentes responsáveis será apresentada anualmente, através de calendário aprovado pelo Colegiado, que ficará disponível neste site, na página calendário de disciplinas. Os créditos de cada disciplina poderá ser observado na página lista de disciplinas.

Os alunos matriculados no PPG Biodiversidade receberão e-mail informando sobre o calendário de disciplinas, a forma e o prazo para matrícula nas disciplinas.

O pedido de cancelamento de matrícula em disciplina deverá ser solicitado dentro do prazo correspondente a 25% das aulas previstas na disciplina em questão, e está sujeito a autorização pelo Professor Orientador. 

11. PRORROGAÇÃO DA DEFESA/ QUALIFICAÇÃO:

Será facultada a prorrogação da defesa por até 06 meses para o Mestrado e por até 12 meses para o Doutorado, em casos excepcionais, desde que seja realizada solicitação formal à Coordenação do PPG Biodiversidade, conforme indicado abaixo.  A solicitação será avaliada pelo Colegiado que poderá conceder ou não a prorrogação do prazo.

Para prorrogação da defesa, enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br), com no mínimo 45 dias do prazo final para defesa:

  • Formulário de prorrogação do prazo para a defesa
  • Parecer do orientador manifestando a concordância, assinado;
  • Justificativa e cronograma de atividades, indicando as etapas faltantes e a nova data prevista da defesa;
  • Histórico escolar emitido no SIGA;
  • Quaisquer outros documentos que o aluno julgar necessários.

Para prorrogação da qualificação, enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br), com no mínimo 45 dias do prazo final para qualificação:

  • Parecer do orientador manifestando a concordância, assinado;
  • Justificativa e cronograma de atividades, indicando as etapas faltantes e a nova data prevista da qualificação;
  • Histórico escolar emitido no SIGA;
  • Quaisquer outros documentos que o aluno julgar necessários.

12. QUALIFICAÇÃO 

A avaliação dos requisitos necessários para a qualificação de Mestrado e Doutorado será feita por uma Banca Examinadora composta por um membro externo ao PPG Biodiversidade, e um membro interno, sendo facultativa a presença do orientador e/ou coorientador, se houver, no ato da defesa. O presidente da banca será o membro interno da banca examinadora.

Para o mestrado:

O Exame de Qualificação para o Mestrado deverá acontecer entre 12 e 20 meses após a matrícula e consiste na apresentação de um manuscrito para uma banca composta por 2 membros doutores. O manuscrito deve ser redigido em inglês ou português, em formato para submissão em periódico A4+ de acordo com o Qualis CAPES Biodiversidade (ou equivalente conforme novas orientações da área), com data posterior ao ingresso no curso de Mestrado e, necessariamente, vinculado à Dissertação, sendo o aluno o primeiro autor e apresentando co-autoria do Orientador.

O agendamento da qualificação deve ser realizado por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br), com antecedência mínima de 30 dias, contendo as seguintes informações:

  • Cópia do manuscrito em formato para submissão no periódico escolhido;
  • Nome e ISSN do periódico ao qual pretende submetê-lo;
  • Nomes completos e e-mails dos membros da banca (1 externo e 1 interno) e dos suplentes, indicados pelo orientador;
  • Data e horário da apresentação.

Após o agendamento na secretaria, o discente receberá um e-mail com a documentação e informações sobre a qualificação e deverá enviar para a banca, com cópia para a secretaria (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br), os seguintes documentos/informações:

  • Link da apresentação;
  • Manuscrito e as informações do periódico ao qual pretende submetê-lo;
  • A Ata e o formulário de avaliação (produzidos pela secretaria)

A qualificação deve ser gravada e a gravação enviada para a secretaria logo após o término.

Para o doutorado:

O exame de Qualificação para o Doutorado deverá acontecer entre 12 e 36 meses após a matrícula e consiste no preenchimento de 2 requisitos cumulativamente:

  • Aceite ou publicação de um artigo, redigido em inglês, em periódico A4+ de acordo com o Qualis CAPES Biodiversidade (ou equivalente conforme novas orientações da área), sendo esse posterior à data de ingresso no curso de Doutorado e, necessariamente, vinculado à Tese, sendo o aluno o primeiro autor e apresentando co-autoria do Orientador.
  • Apresentação e defesa de um Relatório de Condução da Tese, contendo informações sobre execução das etapas anteriores e de planejamento futuro.

Para agendamento da apresentação, enviar e-mail para ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br, com antecedência mínima de 30 dias, contendo:

  • Relatório de condução de tese preenchido dos itens 1 a 8 (item 8 é preenchido pelo orientador e os demais pelo discente);
  • Data e horário da apresentação;
  • Nomes e e-mails dos membros da banca (1 interno e 1 externo) e dos suplentes, indicados pelo orientador;
  • Título da tese;
  • Cópia do artigo aceito ou publicado;
  • Link para apresentação (A qualificação pode ser feita pelo Google Meet ou outra plataforma que permita gravação. Importante ressaltar que o link deve ser criado por um usuário que tenha liberada a funcionalidade de gravar a reunião na plataforma escolhida – normalmente o orientador com e-mail institucional possui essa funcionalidade no Meet).

O convite, documentos e link para apresentação serão enviados à banca pela secretaria. 

A qualificação deve ser gravada e a gravação enviada para a secretaria logo após o término. 

13. REQUISIÇÃO DE VEÍCULO: (Temporariamente suspenso)

Enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br), com antecedência mínima de 12 dias, os seguintes documentos:

  • Justificativa da viagem
  • Data e horário de saída e retorno
  • Endereço completo do local de saída e de destino, com CEP;
  • Lista de Passageiros preenchida com nome e dados dos passageiros

14. SOLICITAÇÃO DE DIÁRIAS E/OU PASSAGENS PARA DOCENTES DO  PROGRAMA  

Enviar por e-mail (ppg.biodiversidade@ufjf.edu.br) com 30 dias de antecedência da viagem:

  • Formulário de afastamento nacional ou Formulário de afastamento internacional devidamente preenchido e assinado eletronicamente
  •  Justificativa do pedido de diárias e/ou passagens contendo informações sobre o evento ou trabalho de campo.
  • No caso de eventos, enviar resumo do trabalho a ser apresentado, aceite do trabalho pela organização do evento, folder ou site oficial do evento e recibo de inscrição no evento
  • No caso de trabalho de campo, enviar informações sobre o trabalho a ser desenvolvido e cronograma de atividades

Após a viagem, enviar, em até 5 dias,  o Relatório de viagem SCDP preenchido e assinado eletronicamente e cópia dos bilhetes aéreos ou rodoviários, quando for o caso.

15. OUTROS DOCUMENTOS:

Cadastro de docentes convidados

. Solicitação de utilização excepcional de laboratórios de pesquisa durante a pandemia de COVID-19:

– Procedimento Operacional Padrão

Resolução CONSU 51/2020       Anexo I       Anexo II

Resolução ICB 001/2020       Proposta      Termo de Conduta