Linha de Pesquisa 1: Paisagem, ambiente e cidade
Descrição:
Estudo da arquitetura e urbanismo por meio da cidade em suas dimensões e escalas territoriais, paisagísticas e de domínio do espaço público, com ênfase no estudo de projetos contemporâneos e metodologias de projeto e de ensino.
As pesquisas desta linha voltam-se para práticas projetuais que tenham a escala do território, da paisagem e dos espaços livres públicos, analisando-se criticamente os processos socioespaciais, culturais, políticos e artísticos que engendram as decisões e promovem resultados para o meio ambiente, o território e para a cidade como um todo.
Temas a serem abordados:
São temas a serem desenvolvidos pela linha: análise de projetos e de práticas de intervenção para a cidade a partir das dimensões teóricas e metodológicas de experiências relevantes para o campo disciplinar e a partir da ênfase e articulação com a cidade de Juiz de Fora e região como um todo.
A partir da experiência dos pesquisadores inseridos na linha, são objetos privilegiados de estudo a história da cidade e do espaço público; questões contemporâneas e projeto, da paisagem; cotidiano urbano; o planejamento urbano e regional; patrimônio cultural; o planejamento e conservação de recursos naturais e edificados, e os grandes projetos urbanos com impactos no território.
Linha de Pesquisa 2: Edificação, espaço e lugar
Descrição:
Estudo da arquitetura e urbanismo por meio da edificação em suas dimensões e escalas arquitetônicas, de interiores e de objetos como sistema, com ênfase no estudo de processos, projetos contemporâneos, metodologias de projeto e de ensino.
As pesquisas desta linha voltam-se para fundamentos, planejamento e projeto, que tenham a dimensão do edifício, dos ambientes internos e do design de objetos em geral, analisando-se criticamente os processos socioespaciais, culturais, políticos e artísticos que engendram as decisões e promovem resultados para a arquitetura como um todo.
Temas a serem abordados:
São temas a serem desenvolvidos pela linha: análise de projetos e de práticas de intervenção para o edifício a partir das dimensões teóricas e metodológicas de experiências relevantes para o campo disciplinar e a partir da ênfase e articulação com a cidade de Juiz de Fora e região.
A partir da experiência dos pesquisadores inseridos nessa linha, são objetos privilegiados de estudo a história do edifício e das tipologias; métodos e técnicas de representação do projeto e da edificação; o projeto da edificação; o projeto de interiores; o projeto de restauro e conservação do patrimônio; processos e metodologias projetuais e o design de espaços, serviços e objetos com impactos a partir da edificação.