Fechar menu lateral

Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa:

1. Aspectos diagnósticos e terapêuticos de agravos em Odontologia

Esta linha de pesquisa objetiva abordar, através de estudos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais o desenvolvimento e avaliação de estratégias de diagnóstico e terapia para problemas na boca e estruturas de crânio e face. Também incluem-se nessa linha projetos que avaliam materiais de uso odontológico como recursos terapêuticos.

 

2. Inovação Tecnológica em Saúde

O desenvolvimento e avaliação de tecnologias em saúde é objetivo dessa linha. Para tanto, projetos que vislumbrem tanto a divulgação através de artigos científicos quanto o depósito de patentes são desenvolvidos. O reconhecimento da importância da inovação tecnológica em saúde faz com que essa linha tenha amplitude em diversos níveis da atenção em saúde tanto para utilização em nível individual quanto da coletividade.

 

Temas em Ortodontia:

1. Avaliação do crescimento e desenvolvimento do complexo crânio-facial e do aparelho mastigador e suas relações com o diagnóstico e tratamento das más-oclusões 

Objetivo: Fornecer, através do estudo, uma melhor compreensão dos mecanismos que regem o crescimento das estruturas do crânio e da face. Este conhecimento é de fundamental importância, pois somente a partir da identificação do que é normal é que se pode diagnosticar o anormal, o problema. O desenvolvimento de técnicas específicas de tratamento é, também, baseada no conhecimento dos mecanismos de normalidade.

2. Estudo dos diferentes fatores que exercem influência no diagnóstico, tratamento e pós-tratamento ortodôntico

Objetivo: Estudar os fatores associados ao tratamento ortodôntico (mecânicos e biológicos), para que seja possível otimizar o tratamento ortodôntico lançando mão dos aspectos favoráveis em cada tipo de terapia e tendo controle dos efeitos colaterais adversos. Permite, também desenvolver e aprimorar os diversos tipos de aparelhos ortodônticos a serem empregados nos tratamentos.

3. Estudo dos materiais utilizados em Ortodontia e Odontopediatria

Objetivo: Aprofundar no conhecimento das propriedades de materiais, procurando, desta maneira, o desenvolvimento de técnicas que assegurem melhores resultados na utilização dos mesmos, aproveitando ao máximo suas características físicas, químicas e biológicas.

4. Fatores etiológicos das más-oclusões: causas, incidências e medidas preventivas

Objetivo: Estudar as causas das más ocluões dentárias para que seja possível, a partir da compreensão dos mecanismos que levam ao problema, aprimorar as técnicas de prevenção, interceptação e correção das mesmas.

5. Inovação em Ortodontia

Objetivo: Estimular pesquisas que levem ao desenvolvimento de novos produtos que possam ser utilizados na prática odontológica.