Fechar menu lateral

Planejamento

Em setembro de 2019, o PPGE/UFJF iniciou um novo ciclo de Planejamento Estratégico com o objetivo de identificar gargalos, definir ações e traçar metas. A estratégia de condução dessa primeira do Ciclo de Planejamento Estratégico foi apresentar aos membros do Colegiado Acadêmico, com a participação dos técnicos e representantes discentes, os parâmetros colocados pela CAPES para Avaliação do Quadriênio 2017-2020 e as perspectivas para modelos de avaliações futuras. Em seguida, os membros foram distribuídos em grupos para apresentar propostas para o planejamento futuro, a partir de uma síntese dos pontos fortes, fragilidades, ameaças, ações necessárias no Programa, entre outras, levantadas por meio de questionários respondidos no google forms, como um “brainstorm virtual”.

A proposta foi pensar o planejamento futuro com base em quatro eixos: a) Identidade do Programa; b) Processos (credenciamento do corpo docente, seleção do corpo discente; formação discente; produção intelectual e acompanhamento de egressos); c) estrutura física; d) interação social.

A partir das discussões em grupos ações de curto e longo prazo foram apresentadas. A partir da discussões sobre a identidade do Programa, por exemplo, surgiu a reorganização das linhas de pesquisa. Quanto à formação discente, duas questões foram recorrentes entre os grupos, a necessidade de um acompanhamento discente e a ampliação da oferta de disciplinas de campo/área.

É importante destacar que, embora esse Planejamento ainda esteja em curso, algumas ações de curto prazo, já foram implementadas no decorrer de 2019 e no início de 2020, como, por exemplo, a Criação de uma Comissão de Acompanhamento Discente; a criação de novas disciplinas eletivas de área, bem como a reforma/adequação do Regimento Interno do Programa (arquivo anexo).

Cabe enfatizar também que o Programa hoje conta com uma estrutura de planejamento e acompanhamento organizada em Comissões. Além da Comissão de Acompanhamento Discente, há uma Comissão Financeira, responsável pelo planejamento orçamento-financeiro, bem como pela elaboração de editais de financiamento docente e discente; e, uma Comissão de Bolsas, responsável pela definição de regras e normas para distribuição de bolsas no Mestrado e Doutorado. Está em fase de implementação uma comissão de acompanhamento de produção docente e discente e uma comissão para acompanhamento de egressos.

O centro do planejamento futuro do programa está atrelado ao seu processo de internacionalização. Hoje, o programa conta com um grupo coeso de pesquisadores que atuam numa grande área voltada para a compreensão do processo de Desenvolvimento Econômico e Social, a partir, sobretudo, da avaliação de políticas públicas. É preciso avançar, ainda mais, no reconhecimento do Programa, como um grupo de pesquisadores/professores de excelência, e não apenas como um Programa que abriga alguns pesquisadores com inserção no cenário nacional. Nesse sentido, o reconhecimento da nota 5, na última avaliação quadrienal, foi fundamental para consolidarmos o PPGE/UFJF com um centro de qualidade e potencial excelência fora das capitais e do eixo Rio-São Paulo, tanto do ponto de vista de atração de recursos financeiros, como também para atração de jovens talentos para o seu quadro docente e discente.

Importante destacar que, juntamente, com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFJF, o Programa está trabalhando numa proposta de auto avaliação, com metodologias e mecanismos claramente definidos. Ao longo de 2020, estaremos, também, avançando no nosso Planejamento Estratégico, com a identificação de novas ações e metas.