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Instruções para Defesa

Para agendamento da Defesa

1 – Enviar para os membros da banca, com no mínimo 20 dias de antecedência, a tese/dissertação em versão digital.

2 – Enviar para a Secretaria, por e-mail, com no mínimo 20 dias de antecedência:

  • Proposta de Banca, disponível no nosso site em Formulários, para aprovação do Colegiado.
  • Termo de Concordância para defesa remota, disponível no nosso site em Formulários.
  • Dia e horário da defesa, o título do trabalho e os contatos de e-mail dos professores externos.
  • Folha de Aprovação, disponível no nosso site em Formulários.
    – Na folha de aprovação devem constar os nomes por extenso dos professores participantes da banca e instituição. Não utilizar abreviatura ou sigla.
    – O título constante na Folha de Aprovação será o que a secretaria registrará na confecção da ata da defesa.
    – Atentar para o registro correto do nome do Programa: Programa de Pós-graduação em Economia.

 

3 – No caso de defesa remota, seguir as orientações que serão enviadas pela PROPP/UFJF por e-mail.


 

Após a Defesa

Após a defesa de sua Dissertação de Mestrado/Tese de Doutorado, o(a) discente deve enviar para o e-mail da Secretaria da Pós, secretariapos.economia@ufjf.edu.br, colocando seu(sua) orientador(a) em cópia, os seguintes documentos:

 

1 – Versão final digital (formato PDF e Word) da Dissertação/Tese:

  • Para a entrega da versão final da dissertação/tese devem ser consultadas as normas da ABNT e o Manual de Normalização da UFJF (abre em nova janela).
  • As dúvidas poderão ser tiradas pela bibliotecária da Faculdade de Economia, Érica, erica.fernanda@ufjf.edu.br, ou pelo e-mail atendimento.cdc@ufjf.edu.br.
  • A ficha catalográfica é confeccionada pelo(a) próprio(a) discente de acordo com as Orientações para Ficha catalográfica (abre em nova janela), e compõe a versão final digital da dissertação/tese e deve conter informações de autor, título, local, data, número de folhas, assunto, etc.
    O número de páginas informado na ficha deve ser o mesmo número que representa a última página da versão digital.
  • A folha de aprovação assinada pelos membros da banca deve estar na versão final digital da dissertação/tese.
  • A dissertação/tese deverá conter todos os elementos pré-textuais obrigatórios (folha de rosto, folha de aprovação com data e assinaturas, resumos e palavras-chaves em língua vernácula e em língua estrangeira, sumário).

 

2 – Termo de Autorização para publicação de trabalhos acadêmicos em formato eletrônico no Repositório Institucional Digital da Produção Científica e Intelectual da UFJF:

  • O Termo de Autorização a ser entregue assinado pelo(a) discente está disponível em nosso site em Formulários.

 

3 – Ata de Defesa:

  • O título da dissertação/tese deve ser idêntico ao que consta na ata de defesa. Caso seja do interesse do(a) orientador(a), o(a) mesmo(a) deve escrever a informação da alteração do título no campo de observações constante na ata.
  • A ata de defesa prevê o prazo de 90 dias, a contar do dia da defesa, para que o(a) discente inicie o processo de homologação de defesa.
    Porém, devido à pandemia, os prazos estão suspensos.

 

Após entrega da documentação pelo(a) discente, a Secretaria da Pós abre o processo de homologação no SEI (Sistema Eletrônico de Informações) e o encaminha para a Gerência Acadêmica da PROPP (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa). A PROPP encaminha a versão final digital para conferência pelo CDC (Centro de Difusão do Conhecimento) e, por fim, encaminha o processo de homologação para a CDARA (Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos), onde ocorre a emissão do título.