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Instruções para Defesa

Para agendamento da Defesa

1 – Enviar para a Secretaria, por e-mail, com no mínimo 20 dias de antecedência a Proposta de Banca, disponível no nosso site em Formulários, para aprovação do Colegiado.

2 – Enviar para os membros da banca, com no mínimo 20 dias de antecedência, a tese/dissertação em versão digital.

3 – As bancas poderão ser presenciais, híbridas ou totalmente remotas, conforme Resolução 10/2022-CSPP/UFJF. e com a Portaria/SEI Nº 882 CSPP/UFJF.


Procedimentos após a Defesa

Após a defesa de sua Dissertação/Tese o(a) discente deve enviar para o e-mail da Secretaria, secretariapos.economia@ufjf.br, colocando seu(sua) orientador(a) em cópia, os seguintes documentos (no prazo de 60 dias após a defesa):

1 – Versão final digital (formato PDF) da Dissertação/Tese:

  • Devem ser consultadas as normas da ABNT e o Manual de Normalização da UFJF (abre em nova janela).
  • As dúvidas poderão ser tiradas pelo e-mail atendimento.cdc@ufjf.br
  • A Ficha Catalográfica é confeccionada pelo(a) próprio(a) discente de acordo com as Orientações para Ficha catalográfica (abre em nova janela), e compõe a versão final digital da dissertação/tese e deve conter informações de autor, título, local, data, número de folhas, assunto, etc. O número de páginas informado na ficha deve ser o da última página da versão digital.
  • O Termo de Aprovação (folha de assinaturas da banca) deve estar na versão final da dissertação/tese.
  • A dissertação/tese deverá conter todos os elementos pré-textuais obrigatórios (folha de rosto, ficha catalográfica, termo de aprovação, resumos e palavras-chaves em língua vernácula e em língua estrangeira, sumário).

2 – Termo de Autorização para publicação de trabalhos acadêmicos em formato eletrônico no Repositório Institucional Digital da Produção Científica e Intelectual da UFJF (assinado pelo(a) discente e disponível em nosso site em Formulários)

Após entrega da documentação pelo(a) discente, a Secretaria da Pós abre o processo de homologação no SEI (Sistema Eletrônico de Informações) e o encaminha para a Gerência Acadêmica da PROPP (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa). A PROPP encaminha a versão final digital para conferência pelo CDC (Centro de Difusão do Conhecimento) e, por fim, encaminha o processo de homologação para a CDARA (Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos), onde ocorre a emissão do título.


Informe sobre Certidões e Históricos

A partir de 01 de fevereiro de 2021 a CDARA deixará de expedir automaticamente os Históricos Escolares de mestrado e doutorado dos alunos com status concluído. Eles mesmos poderão acessar os históricos no SIGA, os quais poderão ser impressos com autenticação eletrônica. Caso algum aluno necessite do Histórico assinado, ele deverá fazer o requerimento na Central de Atendimento. Neste caso, incidirá taxa de serviço nos termos da Portaria 13/2018-PROPLAN/UFJF (abre em nova janela).

Os alunos poderão imprimir a Certidão de Conclusão de curso acessando o SIGA com o login e senha deles. A Certidão poderá ser utilizada até que os diplomas sejam impressos, assinados pelo Reitor e registrados na GRA/CDARA.

Consultas se o diploma já está pronto devem ser feitas na Central de Atendimento da UFJF.