Fechar menu lateral

Instruções para Defesa

Para agendamento da Defesa

1 – Enviar para os membros da banca, com no mínimo 20 dias de antecedência, a tese/dissertação em versão digital.

2 – Enviar para a Secretaria, por e-mail, com no mínimo 20 dias de antecedência:

  • Proposta de Banca, disponível no nosso site em Formulários, para aprovação do Colegiado.
  • Termo de Concordância para defesa remota, disponível no nosso site em Formulários.
  • Dia e horário da defesa, o título do trabalho e os contatos de e-mail dos professores externos.
  • Folha de Aprovação, disponível no nosso site em Formulários.
    – Na folha de aprovação devem constar os nomes por extenso dos professores participantes da banca e instituição. Não utilizar abreviatura ou sigla.
    – O título constante na Folha de Aprovação será o que a secretaria registrará na confecção da ata da defesa.
    – Atentar para o registro correto do nome do Programa: Programa de Pós-graduação em Economia.

 

Procedimentos após a Defesa

Após a defesa de sua Dissertação de Mestrado/Tese de Doutorado, o(a) discente deve enviar para o e-mail da Secretaria da Pós, secretariapos.economia@ufjf.edu.br, colocando seu(sua) orientador(a) em cópia, os seguintes documentos (no prazo de 90 dias após a defesa, atualmente suspenso pela Capes devido à pandemia da covid):

1 – Versão final digital (formato PDF e Word) da Dissertação/Tese:

  • Para a entrega da versão final da dissertação/tese devem ser consultadas as normas da ABNT e o Manual de Normalização da UFJF (abre em nova janela).
  • As dúvidas poderão ser tiradas pela bibliotecária da Faculdade de Economia, Érica, erica.fernanda@ufjf.edu.br, ou pelo e-mail atendimento.cdc@ufjf.edu.br.
  • A ficha catalográfica é confeccionada pelo(a) próprio(a) discente de acordo com as Orientações para Ficha catalográfica (abre em nova janela), e compõe a versão final digital da dissertação/tese e deve conter informações de autor, título, local, data, número de folhas, assunto, etc.
    O número de páginas informado na ficha deve ser o mesmo número que representa a última página da versão digital.
  • A folha de aprovação assinada pelos membros da banca deve estar na versão final digital da dissertação/tese.
  • A dissertação/tese deverá conter todos os elementos pré-textuais obrigatórios (folha de rosto, folha de aprovação com data e assinaturas, resumos e palavras-chaves em língua vernácula e em língua estrangeira, sumário).

2 – Termo de Autorização para publicação de trabalhos acadêmicos em formato eletrônico no Repositório Institucional Digital da Produção Científica e Intelectual da UFJF (assinado pelo(a) discente e disponível em nosso site em Formulários)

3 – Ata de Defesa (o título da dissertação/tese deve ser idêntico ao que consta na ata de defesa e, caso seja do interesse do(a) orientador(a), o(a) mesmo(a) deve escrever a informação da alteração do título no campo de observações constante na ata).

Após entrega da documentação pelo(a) discente, a Secretaria da Pós abre o processo de homologação no SEI (Sistema Eletrônico de Informações) e o encaminha para a Gerência Acadêmica da PROPP (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa). A PROPP encaminha a versão final digital para conferência pelo CDC (Centro de Difusão do Conhecimento) e, por fim, encaminha o processo de homologação para a CDARA (Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos), onde ocorre a emissão do título.


Informe sobre Certidões e Históricos

Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos – CDARA

A partir de 01 de fevereiro de 2021 a CDARA deixará de expedir automaticamente os Históricos Escolares de mestrado e doutorado dos alunos com status concluído. Eles mesmos poderão acessar os históricos no SIGA, os quais poderão ser impressos com autenticação eletrônica. Caso algum aluno necessite do Histórico assinado, ele deverá fazer o requerimento na Central de Atendimento. Neste caso, incidirá taxa de serviço nos termos da Portaria 13/2018-PROPLAN/UFJF (abre em nova janela).

Os alunos poderão imprimir a Certidão de Conclusão de curso acessando o SIGA com o login e senha deles. A Certidão poderá ser utilizada até que os diplomas sejam impressos, assinados pelo Reitor e registrados na GRA/CDARA.