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João XXIII coordena formação de professores no PNAIC

Profissionais da educação de 152 municípios de Minas Gerais estiveram em Juiz de Fora para a abertura dos Seminários Presenciais do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O objetivo do encontro é proporcionar aos participantes experiências, reflexões, diálogos e debates sobre as práticas pedagógicas que envolvem o processo de alfabetização, com foco na leitura e na escrita, bem como no processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental e o direito à infância.

A coordenadora do PNAIC, professora Rita Araújo, ressalta a importância da participação do Colégio de Aplicação João XXIII no acolhimento dos professores, que indica um reconhecimento do papel da escola no processo de formação inicial e continuada de decentes. O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do distrito federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

A Superintende Regional de Ensino, Fernanda Cristina Ferreira, afirma que além de fortalecer o PNAIC, é preciso fortalecer a educação como um todo. “Precisamos ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à nossa prática. Precisamos inovar, revolucionar, com objetivo em comum de diminuir as desigualdades educacionais.”

Presente na cerimônia de abertura, a Vice Reitora da UFJF, Girlene Silva, destacou a importância da persistência dos professores na educação de qualidade. “Eu peço para que vocês não desistam, porque nós não vamos desistir. Essa luta é nossa e precisamos trazer a sociedade para a compreensão de que a educação é um direito de todos.” Para a diretora geral do Colégio de Aplicação, Eliete Verbena, a participação da instituição no PNAIC “reafirma o compromisso do João XXIII com a educação pública de qualidade.”

Durante o evento, foi promovida uma roda de conversa sobre “Leitura e escrita: processos de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e o respeito a infância”, entre a professora da Faculdade de Educação da UFMG, e uma das organizadoras da coleção Leitura e Escrita na educação Infantil, Mônica Correa Baptista, e Luciane Manera Magalhães, professora da Faculdade de Educação da UFJF e coordenadora do grupo de estudos ALFABETIZE. A roda foi mediada pela professora Andréa Borges de Medeiros, subsecretária municipal de educação. Foram abordadas temáticas da alfabetização, letramento, leitura e escrita e soluções para o aprendizado. Para Mônica, as crianças devem ser apoiadas na apropriação da linguagem e não somente no processo de escrita. “Devemos apoiar o processo de interação das crianças com o mundo e com as linguagens”, destaca a pesquisadora.

Para o evento de abertura no Cine-Theatro Central, a ex-aluna do C. A João XXIII e contadora de histórias, Alessandra Visentin, que desenvolve projetos literários na região de Lagoa Santa, interagiu com o público usando técnicas para imersão nas histórias. O evento contou também com a participação do coro acadêmico da UFJF, que apresentou arranjos e peças de diversas obras e compositores.

Os trabalhos tiveram prosseguimento no sábado (17/03), com a realização de diversas atividades de formação, no Colégio de Aplicação João XXIII. Os convidados retornarão à cidade nos meses de maio e abril para dar continuidade às atividades do programa. A equipe de formação é constituída por um grupo de 24 professores, sendo 7 do Colégio de Aplicação João XXIII e os demais fazem parte do quadro das redes municipal e estadual de ensino.