Curso de Verão 2015

Curso de Verão do Programa de Pós- Graduação em Modelagem Computacional

1 – Período de Inscrição: (as inscrições são gratuitas)

2 – Forma de Inscrição: envio de e-mail para o endereço ppg.modelagemcomputacional@ufjf.edu.br com as seguintes informações:

– Nome:

– Formação/Instituição/Ano:

– Disciplinas a serem cursadas:

A confirmação da inscrição será feita por e-mail e ficará condicionada ao número de vagas por turma.

3 – Local das aulas: Pós-Graduação em Modelagem Computacional – Faculdade de Engenharia: Sala 4101; ICE: Laboratório L205 (Prédio REUNI – DISCIPLINA Introdução à Programação em C – prof. Rafael Bonfim), Campus Universitário

4 – Horários das aulas: Clique aqui

5- Duração do curso: de 09/02/2015 a 27/02/2015

Disciplinas:

1- Introdução à Álgebra Linear (prof. Leonardo Goliatt, prof. ª Flávia Bastos e prof. Luis Paulo Barra)

Objetivo: neste curso serão revistos conceitos básicos da Álgebra Linear tais como matrizes e suas propriedades, resolução de sistemas lineares, espaços vetoriais, ortogonalidade, determinantes, autovalores e autovetores, com particular enfoque a aplicações.

– Vetores, Combinações Lineares e Espaços gerados

– Sistemas Lineares

– Espaços Vetoriais

– Transformações Lineares

– Produto Interno

– Determinantes

– Autovalores e Diagonalização

– Álgebra Linear e suas Aplicações, Gilbert Strang

– Matrix Computations, Golub e Van Loan

2- Introdução à Programação em C (prof. Bernardo Rocha, prof.ª Luciana Campos)

Objetivo: introduzir técnicas básicas de programação em uma linguagem de alto nível (C), estruturas de dados básicas, e noções de manipulação de arquivos, por meio de exemplos.

Ementa:

– Tipos de dados, operadores, variáveis/constantes e comandos de entrada/saída;

– Estruturas de controle: alternativa e repetição;

– Funções e recursividade;

– Estruturas de dados homogêneas: vetores numéricos, vetores de caracteres e matrizes;

– Estruturas de dados heterogêneas;

– Estruturas de dados dinâmicas: pilhas, filas e listas;

– Manipulação de arquivos.

Bibliografia:

– Ziviani, N. Projeto de Algoritmos com Implementações em Pascal e C, Cengage Learning, 3a. edição, 2010.

– Roberts, E.S. The Art and Science of C: a Library-Based Introduction to Computer Science, Addison-Wesley, 1995.

– Roberts, E.S. Programming Abstractions in C: a Second Course in Computer Science, Addison-Wesley, 1998.

3- Introdução a Cálculo Numérico (prof. Felipe Loureiro , prof. Heder Bernardino, prof.ª Patrícia Hallak)

Objetivo: apresentar ao aluno uma visão geral sobre os fundamentos dos métodos numéricos básicos utilizados na solução aproximada de problemas matemáticos

– Resolução de sistemas lineares

– Mínimos quadrados

– Cálculo de raízes de funções

– Interpolação

– Integração numérica

– K. Atkinson and W. Han, Elementary Numerical Analysis,

– Wiley, New York, 2003.

4- Introdução à Modelagem de Dinâmica de Sistemas (prof. Saul de Castro Leite)

Objetivo: introduzir uma técnica de modelagem e simulação, denominada Dinâmica de Sistemas (DS), que permite ao pesquisador focar a atenção nos conceitos do domínio a ser modelado, abstraindo-se do arcabouço matemático e computacional envolvido no processo de simulação. Juntamente com a técnica de DS, será apresentada uma ferramenta que exemplifica o uso prático dessa técnica.

– Introdução a Sistemas Dinâmicos

– Modelos causais

– Modelos de Estoque e Fluxo

– Simulando Modelos de DS

– Exemplos

Referências:

– System Dynamics Society. http://www.systemdynamics.org/

– Insight Maker, Overview and Manual. http://insightmaker.com/

– Wikipedia. http://en.wikipedia.org/wiki/System_dynamics

– Sterman, John D. (2000). Business Dynamics: Systems thinking and modeling for a complex world. McGraw Hill. ISBN 0-07-231135-5.

5- Modelagem aplicada ao estudo de alvos moleculares e fármacos (Prof.ª Priscila Goliatti)

Objetivo: