Informações atualizadas pela última vez em 12 de dezembro de 2022
Grupo de Tímidos
Coordenação: Prof. Dr. Lélio Lourenço
Descrição: desde 2012, o projeto Tímidos é um trabalho de atendimento clínico em grupo para ansiosos sociais que buscam acolhimento através do Centro de Psicologia Aplicada (CPA), sendo destinado à comunidade do município da cidade de Juiz de Fora. Esse atendimento é feito com maiores de 18 anos, alocados em grupos de 6 a 10 pessoas, com encontros semanais presenciais de 90 minutos. Concomitantemente, são desenvolvidas duas pesquisas, uma com ansiosos sociais que tenham ansiedade social de desempenho através de um protocolo de atendimento virtual, que busca alcançar a demanda dos indivíduos que possuem muita dificuldade em buscar atendimento clínico, e outra que tem como objetivo a tradução e validação de um questionário de ansiedade social que avalia comportamentos de segurança que são comumente eliciados pelos fóbicos sociais em situações que geram medo e ansiedade.
Intervenção Neuropsicológica com Foco nas Dificuldades de Leitura e de Escrita
Coordenação: Profa. Dra. Cláudia Nascimento Guaraldo Justi
Objetivos: Prover intervenção para crianças com dificuldade de leitura e de escrita encaminhadas ao CPA. Além disso, é realizado um workshop para professores da educação infantil e ensino fundamental.
Duração: 1 ano
Vagas: 2
Intervenção neuropsicológica com foco nas dificuldades de aprendizagem da matemática
Coordenação: Prof. Dr. Francis Ricardo dos Reis Justi
Objetivos: Estimular crianças encaminhadas ao CPA com dificuldades na aprendizagem da matemática. Também propõe o desenvolvimento de um workshop para professores.
Duração: 1 ano.
Vagas: 2
Programa Álcool e Saúde
Coordenação: Profa. Dra. Laisa Marcorela Andreoli Sartes
Objetivos: tratamento online para usuários de álcool brasileiros.
Censo e Diagnóstico da População Adulta em Situação de Rua de Juiz de Fora
Coordenação: Prof. Dr. Telmo Mota Ronzani
Objetivo: Em parceria com a Faculdade de Serviço Social/UFJF e PJF, realizar o censo das pessoas em situação de rua de Juiz de Fora, bem como indicadores sociosanitários dessa população a fim de planejar e fortalecer políticas públicas voltadas a essa população.
Duração: 2 anos.
Enlutar: Intervenção Grupal a Pacientes Enlutados – Projeto de Extensão em interface com a pesquisa
Coordenação: Profa. Dra. Fabiane Rossi dos Santos Grincenkov
Objetivos:
Geral – Ofertar atendimento psicológico a enlutados por morte.
Específicos – Avaliar os efeitos de um protocolo de intervenção grupal na vivência do luto por morte, além de analisar entre os participantes a presença de sintomas de ansiedade, depressão e de indicadores de luto prolongado.
Duração: 1 ano.
Vagas: Participação de 01 bolsista e 01 voluntária.
Projeto SEAPE – Serviço de Atendimento e Consultoria em Psicologia Escolar e Educacional
Coordenação: Profa. Dra. Marisa Cosenza Rodrigues
Objetivos: Prestar atendimento e consultoria em Psicologia Escolar á escolas públicas (incluindo o Colégio de Aplicação João XXIII) e privadas da cidade que procuram atendimento, por exemplo, no âmbito do Centro de Psicologia Aplicada da instituição. Estes atendimentos e consultorias visam minimizar o cunho clínico e individualizante dos encaminhamentos e queixas escolares, envolvendo atuação junto à pais, alunos, professores e equipe pedagógica com ênfase na prevenção e promoção de desenvolvimento humano e saúde psicológica. Abrange a atuação do psicólogo escolar/educacional desde a educação infantil ao ensino médio e, eventualmente, ensino superior e alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Duração: Projeto contínuo, com 1 ano de permanência de bolsista.
Vagas: 1 bolsista e 3 voluntárias
Intervenção em Idosos Referentes a Habilidades Sociais
Coordenação: Prof. Dr. Ricardo Kamizaki
Descrição: A partir da reflexão conjunta, os idosos poderão ter a oportunidade de rever conceitos objetivando obter novas atitudes frente às situações vividas no tempo presente. A convivência com seus pares poderá lhes dar a oportunidade de compartilharem novas vivências, identificarem-se, enfrentarem questões e permitirem ações atuais e futuras, assim como elaborarem o já vivido. Os alunos de extensão terão a oportunidade de construir um posicionamento crítico com relação à velhice e ao envelhecimento, compreendendo a complexidade do processo saúde-doença nesta faixa etária.
Os participantes, na medida em que vivenciarão o processo de trabalho em grupo, deverão expressar suas vivências cotidianas, seus problemas e necessidades – o que deve ser relevante para a formação do espírito de cooperação, apoio mútuo, solidariedade e pertencimento.
FalaTrans
Coordenação: Profa. Dra. Alinne Nogueira Silva Coppus
Objetivos: oferece atendimento psicanalítico para pessoas trans. Os atendimentos acontecem de forma remota ou presencial, são gratuitos e acompanhados em supervisão pela docente Alinne Nogueira. Está no quinto ano de trabalho.