A Luta Antimanicomial consiste em um movimento social, formado por uma complexidade de agentes e estratégias com o objetivo da defesa dos direitos dos indivíduos com sofrimento mental e o combate à exclusão social e à violência que toma a loucura como objeto. O movimento exige, por natureza, um conjunto de iniciativas políticas, sociais, jurídicas e culturais que perpassam pela transformação na forma de enxergar e lidar com a “loucura” em nossa sociedade.
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18/05), foi instituído em lembrança ao primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios no Brasil, que foi realizado em 1987 e impulsionou todo o movimento. A data propõe uma lembrança para o respeito dos Direitos Humanos, da liberdade e cidadania dos portadores de sofrimento mental. Mas é também um dia de protestos contra instituições, políticas e sistemas que ainda reproduzem a violência institucional e simbólica das violações registradas historicamente em muitos hospitais psiquiátricos e manicômios.
A Luta Antimanicomial remete a um processo complexo, internacional e nacionalmente, e envolve a construção simbólica da loucura no imaginário social ao longo da história. Por isso, o Pet-Psicologia preparou uma exposição online em maio de 2020, envolvendo desde o processo histórico de compreensão da loucura na sociedade até o nascimento do Movimento Antimanicomial, suas causas, conquistas, desafios e importância. A exposição foi dividida em 10 tópicos e você pode acessá-los por meio desta página. Venha conhecer um pouco mais sobre esse movimento e nos ajude a tornar mais acessível o conhecimento sobre esta causa tão importante!