Fazer filosofia com crianças não é ensinar conteúdos de filosofia, ou seja, ensinar aqueles saberes que os alunos de graduação em filosofia estudam, tais como: história da filosofia, ética, metafísica, epistemologia etc. Fazer filosofia com crianças é pura e simplesmente filosofar, adotar uma atitude filosófica. Mas, em que consiste o filosofar? Em que consiste a atitude filosófica?
Aqui, considero o conceito de filosofar/atitude filosófica de Marilena Chauí (1997, 12) que consiste em: “não’ aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido”. Adotar uma atitude filosófica é, portanto, colocar as nossas crenças em questão, transformar nossas crenças em problemas.
Problematizar! Eis a competência fundamental para o exercício do filosofar. Problematizar não no sentido de problemático, complicado, ranzinza, agressivo, irritado, mal-humorado etc. O problematizar filosófico que estamos falando é o de sentido poético. Refere-se à capacidade de admirar-se com o mundo, espantar-se com o cotidiano e com as coisas mais corriqueiras. Atitude esta muito comum entre os poetas, crianças e filósofos.
CURSO DE HABILITAÇÃO EM FILOSOFIA COM CRIANÇA
Ementa – habilitar o licenciando para o trabalho de filosofia com crianças (primeiras séries do ensino fundamental) é o objetivo da disciplina. Buscando atender ao objetivo, o curso é articulado em dois momentos: TEÓRICO- fundamentação e justificativa de um método de docência de Filosofia: a Investigação Dialógica; PRÁTICO- vivência, planejamento e coordenação de oficinas de Investigação Dialógica, com o foco em crianças.
O Núcleo de Pesquisa oferece o curso de extensão Habilitação em Filosofia Com Crianças para as secretarias de educação e instituições de ensino.
Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: pensando.bemufjf@gmail.com
LIVRO
“O intento fundamental deste livro é responder aos dois questionamentos veiculados em seu título: O que é filosofia com crianças? Como se faz filosofia com crianças? Espera-se que ao final de seus estudos os leitores estejam aptos a desenvolver e coordenar sessões/oficinas de filosofia com crianças, não sem antes estarem eles mesmos capacitados para a elaboração de programas, isto é, propostas pedagógicas de filosofia com crianças.”

Link de compra do livro “Filosofia com Crianças. O que é? Como se faz?”: https://www.loyola.com.br/produto/filosofia-com-criancas-5503