A origem do curso de Pedagogia em pauta está na Faculdade de Filosofia e Letras de Juiz de Fora, fundada em 28 de novembro de 1945, que obteve autorização para o funcionamento do curso em 17 de maio de 1966, através do Decreto nº. 58 423. Essa Faculdade foi incorporada à Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF pela Lei nº 5060, de 1966. O Decreto nº. 62883/68 aprovou a reestruturação da Universidade e instituiu a Faculdade de Educação que absorveu o curso de Pedagogia. O Estatuto da UFJF aprovado em 1969 pelo Conselho Federal de Educação confirmou o estabelecido. O Curso de Pedagogia foi reconhecido pelo Decreto nº. 66.263, de 26 de fevereiro de 1970.
O curso de Pedagogia passou a ser administrado pela Faculdade de Educação com o objetivo de formar o especialista destinado aos trabalhos de “planejamento, supervisão, administração e orientação no âmbito de escolas e sistemas escolares”, conforme a reforma prevista pela Lei nº 5.540, de 1968. Em decorrência dessas determinações, o curso passou a oferecer, inicialmente, as habilitações: Administração Escolar, Inspeção Escolar e Orientação Educacional. As habilitações Supervisão Escolar e Magistério de 1º.Grau (denominação do Ensino Fundamental na época) foram introduzidas posteriormente.
Ao longo dos anos 1980, o desdobramento das funções do pedagogo/a em diferentes habilitações passou a ser questionado. Uma linha propunha a licenciatura plena em Pedagogia com polivalência nas áreas de supervisão educacional, orientação educacional, administração escolar com base na formação geral do educador. A habilitação seria específica para o magistério nas séries iniciais do Ensino de 1º Grau, pré-escola e educação especial. Esse foi o caminho adotado pelo curso de Pedagogia da UFJF: formação integrada do educador, garantindo visão global da escola em sua inserção na sociedade, com ênfase na preparação para o magistério de 1º e 2º Graus.
Em 1996, foi aprovada a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que estabeleceu que a educação escolar consta de: a) educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e b) educação superior. Estabeleceu, ainda, que a formação dos docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior. Ao curso de Pedagogia (art.64) atribuiu a formação dos profissionais para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica. Referência aos “especialistas”, funções que vinham sendo alteradas na prática. Nesse ponto, a LDBEN de 1996 causou perplexidades e muitas discussões. A perspectiva que vinha sendo adotada no curso de Pedagogia foi mantida: a licenciatura plena com polivalência nas áreas de coordenação e gestão educacional priorizando a formação para o magistério. Nos últimos anos o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFJF promove a capacitação do profissional para atuar na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos e em Gestão
Escolar.
O curso passou por várias reformas ao longo de sua história visando a atender a alterações legais e às necessidades inerentes à formação para o magistério frente às mudanças da sociedade. Em relação ao currículo têm sido discutidas: necessidade de reflexão epistemológica sobre a educação como campo profissional e de produção de conhecimento; importância de trabalho compartilhado para a composição de um currículo mais orgânico; focar a formação numa dinâmica escolar contextualizada e problematizada da realidade social. Foram definidos os princípios para os eixos de formação: fundamentos, política educacional, gestão, saberes escolares, estágios e práticas. A preocupação tem sido encontrar uma modalidade que prepare o profissional da Educação para que responda aos desafios da escola e de uma sociedade em permanente mudança.