Fechar menu lateral

Publicações

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (IBGE, 2024), no primeiro trimestre de 2024, que abrange resultados para o mercado de trabalho formal e informal, dentre os indivíduos desocupados no Brasil cerca de 54% eram mulheres, enquanto representavam 57% da população em idade ativa (para trabalhar). Entre os que se encontravam fora da força de trabalho, a participação feminina é ainda maior, totalizando quase 65% dessa população. Para os dados de registros administrativos do mercado de trabalho brasileiro formal divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego no ano de 2022, a remuneração média das mulheres indicava, aproximadamente, 80% da remuneração média masculina, enquanto a razão entre mulheres e homens com vínculos formais não alcançou 66%. No Estado de Minas Gerais, os dados da RAIS revelam que menos de 40% dos vínculos formais eram ocupados por mulheres (MTE, 2023).

A participação feminina no mercado de trabalho é o foco deste projeto e se destaca entre as pautas centrais do desenvolvimento uma vez que reflete mudanças nos arranjos familiares e domiciliares, redução da capacidade de suporte financeiro garantido pelo homem provedor do domicílio, expansão da escolaridade das mulheres, mudanças na dinâmica demográfica, além de mudanças nos setores produtivos e a absorção de mão de obra; bem como fundamentou no século XX, a redução da desigualdade e pobreza, redução do desemprego e melhoria de indicadores sociais e educacionais diversos, como apontam Gasparini et al. (2015) sobre a América Latina.

Nesta seção são apresentadas e discutidas evidências científicas que apontam para a evolução da participação feminina no mercado de trabalho no Brasil e no Mundo.

Referências:

GASPARINI, Leonardo et al. Female Labor Force participation in Latin America: evidence of deceleration. Documentos de Trabajo del CEDLAS, 2015.

IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA). Indicadores IBGE: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: primeiro trimestre de 2024. 2024. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/2421/pnact_2024_1tri.pdf. Acesso: 21/10/24.

MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Relatório Nacional de Igualdade Social. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/ptbr/assuntos/estatisticas-trabalho/relatorio-igualdade/relatorio-transparencia. Acesso: 21/10/24.

Elas são Sísifo do Mercado de Trabalho