1 – Criação, Crescimento e Longevidade de MPEs
Investiga fenômenos relacionados aos processos de criação, crescimento e longevidade de médias, pequenas e micro empresas, objetivando a construção de conhecimento aplicado que apoie o desenvolvimento de negócios e mercados. Desenvolvimento de teorias de gestão de curto prazo. Inovação nas pequenas empresas. Processos de aprendizagem na pequena empresa. Empreendedorismo nas pequenas empresas.
Palavras-chave
- Micro e Pequenas Empresas
- Longevidade Empresarial
- Empreendedorismo e Micro e Pequenas Empresas
- conhecimento e inovação em pequenas empresas
- aprendizagem organizacional e gerencial
| Cristina Sayuri Côrtes Ouchi Dusi | Doutorado |
| Thiago Gomes de Almeida | Doutorado |
| Fabrício Pereira Soares | Doutorado |
| Tatiana Dornelas de Oliveira Mendes | Doutorado |
*Aqui, colocar link do lattes dos professores por gentileza
2 – Empreendedorismo, Cultura e Sociedade
Investiga o empreendedorismo e seus fenômenos, compreendendo efeitos em nível micro, meso e macro, se orientando para indivíduos, organizações e mercados. Contempla estudos sobre a construção e modelagem de mercados; Empreendedorismo de baixos recursos e redução da pobreza e desigualdade; Empreendedorismo social; Empreendedorismo de base tecnológica; Cultura empreendedora; Empreendedorismo e cultura brasileira; Empreendedorismo de baixa renda; Políticas Públicas Empreendedoras.
Palavras-chave
- Empreendedorismo de baixos recursos
- empreendedorismo, comportamento, inovação, cultura
- Empreendedorismo social
- Construção de mercados
- Empreendedorismo e Micro e Pequenas Empresas
- Politicas públicas de apoio ao empreendedorismo
| Cristina Sayuri Côrtes Ouchi Dusi | Doutorado |
| Thiago Gomes de Almeida | Doutorado |
| Giovani Peterson Alves Mendes | Mestrando |
| Giovana Pedrette de Oliveira | Mestranda |
3 – Estratégia e Estudos de Futuros
Investiga a formulação estratégia a partir das lentes dos Estudos de Futuros, visando o desenvolvimento e aplicação de metodologias de planejamento estratégico orientado a futuros; desenvolvimento de inovações; aplicação de estudos estratégicos de tendências e cenários para mercados específicos e organizações. Estudos de futuros e políticas públicas.
Palavras-chave
- Estratégia
- estudos de futuros
- Análise de Tendências e cenários
- Planejamento Estratégico
- Políticas Públicas
| Cristina Sayuri Côrtes Ouchi Dusi | Doutorado |
| Thiago Gomes de Almeida | Doutorado |
| Marianna Hellen da Silva e Oliveira | Mestranda |
4 – Estudos Setoriais e Temáticos
Investiga estratégias e fatores mercadológicos em setores específicos, através de estudos temáticos e mapeamento de práticas de mercado. Analisa a construção de modelagem de mercados específicos, que tenham contribuições relevantes para a construção teórica. Pesquisa práticas de consumo emergentes, tendências mercadológicas e de gestão, pública e privada. Estudos estratégicos de futuros para setores e organizações. Interseção da estratégia com finanças, pessoas, marketing e operações.
Palavras-chave
- Estratégia
- Construção de mercados
- Setores emergentes
- Finanças
- Cenários e estudos de futuro
- Políticas Públicas
| Thiago Gomes de Almeida | Doutorado |
| Fabrício Pereira Soares | Doutorado |
5 – Estratégias de Inovação e Gestão da Mudança na Educação
Investiga fenômenos relacionados a inovações pedagógicas e organizacionais no contexto educacional, tendo como unidade de análise países, redes, regiões, escolas, cursos e experiências educacionais em geral no âmbito da educação formal. Também se articula em torno da temática da gestão da mudança para a inovação na educação pública e privada, interessada em aspectos como reformas educacionais, organização do trabalho escolar, formação docente e estratégicas de políticas públicas educacionais.
Palavras-chave
- Inovação na aprendizagem
- Políticas Públicas
- Gestão da Mudança
- Mudança na Educação
| Cristina Sayuri Côrtes Ouchi Dusi | Doutorado |
| Thiago Gomes de Almeida | Doutorado |