Fechar menu lateral

Apresentação

Ao aderir ao Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), a Universidade Federal de Juiz de Fora ampliou o número de vagas em diversas áreas e propôs a criação do Curso de Nutrição.

Com a perspectiva de crescimento e renovação do Instituto de Ciências Biológicas, em reunião do dia 03 de outubro de 2007 o Conselho de Unidade do ICB aprovou por unanimidade a criação do Curso de Nutrição. E o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Nutrição da UFJF foi aprovado conforme Resolução n°44/2008, de 08/07/2008, do Conselho Setorial de Graduação e, Res. n° 19/2008, de 11/08/2008, do Conselho Superior da IES.

O curso de Nutrição, portanto, teve início no primeiro semestre de 2009 (02/03/2009) e ao final do segundo semestre de 2013 colaram grau os primeiros nutricionistas egressos da UFJF.

Tem como objetivo assegurar ao egresso em Nutrição, uma formação generalista, humanista e crítica, capacitando-o a atuar em todas as áreas do conhecimento em que a Alimentação e Nutrição se apresentem fundamentais, tornando-o apto a atuar na Educação em Saúde, mais especificamente na promoção e prevenção, manutenção e recuperação da saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautada em princípios éticos, com reflexão da realidade econômica, política, social e cultural.

Anualmente são oferecidas 100 vagas, sendo 50 vagas por semestre, sempre para o turno diurno (manhã e tarde), e tem a duração mínima de 5 anos e máxima de 7,5 (anos).

Hoje, após 12 anos de sua criação, são 495 nutricionistas formados pela UFJF.