Fechar menu lateral

Nossa história

O Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA) é fruto de um longo processo de amadurecimento coletivo, que teve início em 2004, com a criação do grupo “Comunicação, Identidade e Cidadania”. Esse grupo reunia professoras e professores da linha de pesquisa “Comunicação e Identidades” da Faculdade de Comunicação da UFJF, com o objetivo de fortalecer o então nascente Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM).

Ao longo dos anos, os integrantes passaram a direcionar seus estudos para temas mais específicos. Um marco importante desse processo foi a realização da Conferência Municipal de Comunicação, em 2009, que contou com a presença do professor Murilo César Ramos. A partir desse encontro, surgiu a oportunidade de desenvolver um trabalho de avaliação do telejornalismo da TV Brasil, a convite do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Para dar conta desse desafio, foi criado o grupo “Jornalismo, Imagem e Representação”, voltado à análise crítica da comunicação pública e da representação social nos telejornais.

Reunindo estudantes de graduação, iniciação científica e mestrado, o grupo expandiu sua atuação com projetos de pesquisa e extensão, bolsas financiadas pela própria EBC e iniciativas inovadoras, como a participação de alunos do ensino médio através do programa ProBic Júnior, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). A partir de 2013, o grupo passou também a explorar a produção audiovisual em plataformas digitais, o que levou à mudança de nome para Laboratório de Jornalismo e Narrativas Audiovisuais.

Esse novo momento abriu espaço para experimentações em jornalismo multiplataforma, resultando na criação de um canal no YouTube, presença ativa nas plataformas digitais e no fortalecimento das ações que contribuíram diretamente para a criação da especialização em Jornalismo Multiplataforma na Facom, entre 2014 e 2015. O NJA integrou parte dessas iniciativas, atuando como espaço de apoio, pesquisa e desenvolvimento. Com o tempo, sentiu-se a necessidade de um nome que refletisse melhor a amplitude das ações desenvolvidas — pesquisa, extensão, experimentação e reflexão crítica —, e assim nasceu o Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA).

Desde então, o NJA tem sido um espaço de produção e compartilhamento de conhecimento, com ações como os Ciclos de Estudos em Jornalismo e Audiovisual, a criação do Observatório Mídia e Direitos Humanos e a publicação do e-book Video Sapiens, pelo selo do PPGCOM. 

Mais que um grupo de pesquisa, o NJA tem sido, ao longo de sua história, um espaço coletivo de pensamento, criação e compromisso com uma comunicação mais plural, crítica e democrática.