Fechar menu lateral

Quem somos

Nós somos o Núcleo de Jornalismo e Audiovisual, chamados carinhosamente pela nossa sigla mesmo: NJA.

Nosso interesse está em tudo que envolve materiais audiovisuais — de telejornais a produções das plataformas digitais. Embora nossa história esteja muito ligada à pesquisa em vídeos informativos, também dedicamos nossos olhares a outros tipos de produções. Aqui há espaço para pensar novelas, redes sociais, transmissões esportivas, séries, documentários, filmes e muitos outros formatos.

Ao longo da nossa trajetória, temos pesquisado o audiovisual sempre a partir de uma perspectiva crítica, com foco especial nos direitos humanos. Nosso objetivo é compreender como as telas representam, disputam e transformam a realidade social. Temos interesse em diversas temáticas, entre elas comunicação pública, qualidade da informação, saúde, gênero e sexualidade, meio ambiente, racialidade e educação.

Durante esses anos, produzimos inúmeros trabalhos — entre dissertações, teses e produtos de pós-doutorado — e também participamos da elaboração de livros que têm se tornado importantes referências na área. O NJA é formado por pesquisadoras e pesquisadores da graduação, da pós-graduação (mestrado e doutorado) e por pesquisadores associados, que compartilham o interesse em compreender o papel do audiovisual na sociedade.

Nossas pesquisas se baseiam em duas importantes contribuições desenvolvidas no âmbito do núcleo: a Dramaturgia do Telejornalismo e o método da Análise da Materialidade Audiovisual (AMA). Esses dois eixos têm guiado e inspirado o trabalho do NJA ao longo dos anos, orientando nossas reflexões e práticas sobre o audiovisual em suas múltiplas dimensões.