O Núcleo de Tecnologia da Informação é o setor responsável por realizar ou intermediar as ações relacionadas à área de tecnologia da informação no campus avançado de Governador Valadares.
Nossa Missão:
Desenvolver e manter soluções tecnológicas, utilizando as mais avançadas tecnologias e equipamentos, visando facilitar o acesso e o uso das informações institucionais fornecendo ambiente seguro, confiável e produtivo para o corpo administrativo, acadêmico e também à sociedade.
Como estamos organizados:
A Gerência da Tecnologia da Informação está organizada em quatro sub-áreas sendo elas:
Área de Gestão de TI:
1. Identificar demandas e implementar novos serviços e equipamentos.
Responsável por manter estreito relacionamento com a administração do campus e seu corpo administrativo e acadêmico visando identificar as demandas por novos serviços e implementá-los com eficiência bem como a necessidade de aquisição de novos equipamentos, providenciando sua aquisição..
2. Definir e implementar políticas de uso relacionadas a serviços e equipamentos.
Responsável por definir políticas de uso dos serviços ofertados pelo setor, definindo regras, restrições, penalidades e recomendações. Elaborando manuais e divulgando-os para a comunidade.
3. Participar da elaboração e garantir o cumprimento das políticas de informática e segurança de informação da Instituição.
Responsável por representar o setor no CGTI bem como acompanhar e garantir o cumprimento das regras e recomendações definidas pelo PDTI e pelo CGTI no campus Governador Valadares.
4. Acompanhamento de contratos.
Responsável por participar da elaboração e acompanhamento dos contratos necessários ao campus relacionados à tecnologia da informação, definindo critérios técnicos e verificando seu devido cumprimento.
5. Aquisição de equipamentos.
Responsável por monitorar o parque tecnológico do campus a fim de identificar a necessidade de aquisição de novos equipamentos, definindo requisitos técnicos, elaborando cotações e atuando juntamente com a administração do campus nas demais etapas necessárias.
6. Contratação de serviços relacionados a Tecnologia da Informação.
Responsável por identificar demanda por novos serviços e quando não for possível seu provimento pela própria equipe, deve atuar juntamente com a administração do campus definindo critérios técnicos a serem cumpridos e auxiliando nas demais etapas necessárias a sua contratação.
7. Elaborar documentos referente às práticas administrativas do setor.
Responsável por elaborar diversos documentos como catálogo de serviços, POPs, ofícios, memorando, manuais, tutoriais e outros visando atender demandas tanto da administração quanto de outros órgãos e também visando auxiliar a comunidade acadêmica e administrativa com relação aos serviços prestados.
8. Elaborar relatórios gerenciais.
Responsável por registrar e controlar as atividades de gestão do setor emitindo relatórios e pareceres com relação às ações realizadas.
9. Planejar e promover treinamentos.
Responsável por planejar e promover treinamentos relacionados aos serviços oferecidos, visando preparar a comunidade para que possam utilizar de forma eficiente e segura todos os recursos disponíveis.
10. Promover capacitação no setor.
Responsável por identificar demandas relacionadas à capacitação dos profissionais do setor buscando auxílio junto a direção do campus para que sejam realizados.
11. Promover alinhamento estratégico das ações de TI.
Responsável por manter a integração entre as áreas do setor bem como o alinhamento de suas atividades aos objetivos estratégicos do campus e da universidade.
Área de Infraestrutura de TI:
12. Projetar e implementar rede lógica de dados.
Responsável por elaborar projetos relacionados à estrutura lógica de rede necessária ao pleno funcionamento dos serviços ofertados pelo setor com relação a dados, voz e imagem.
13. Monitorar e manter rede lógica de dados.
Responsável por elaborar formas de monitoramento da rede de dados do campus aonde seja possível acompanhar seu desempenho e uso, bem como identificar quando for o caso, quebras de segurança ou possibilidade interrupções dos serviços, permitindo a equipe realizar intervenções preventivas visando a maior disponibilidade possível dos serviços ofertados.
14. Planejar, implementar, monitorar e otimizar os servidores do setor.
Responsável por projetar e implementar estrutura de servidores de acordo com as demandas e serviços oferecidos e ainda monitorar a sua utilização e de outros equipamentos de rede, visando identificar sobrecargas ou mal dimensionamento de recursos, permitindo assim uma melhor gestão de recursos disponíveis para cada máquina com o objetivo de manter um alto nível de disponibilidade e eficiência dos servidores. É responsável ainda por realizar otimizações lógicas nos servidores como por exemplo o uso de ferramentas de virtualização.
15. Implementar política de tráfego e QoS.
Responsável por implementar separações lógicas quanto ao tráfego na rede do campus com relação a dados, voz e serviços, bem como monitorar o tráfego visando manter a qualidade tanto dos serviços de Internet quanto de Telefonia IP e outros.
16. Definir e implementar políticas de segurança e acesso a infraestrutura do campus.
Responsável por definir regras de utilização da rede de dados, serviços e servidores, definindo regras, restrições, penalidades e recomendações. Elaborando manuais e divulgando-os para seus usuários.
17. Monitorar parque tecnológico do campus.
Implementar políticas e mecanismos de monitoramento de desempenho e correto funcionamento dos equipamentos do parque tecnológico, que forneçam dados as atividades de manutenção preventiva e melhoria contínua (expansão), visando a continuidade dos serviços ofertados.
18. Planejar e Implementar serviços em rede.
Definir, planejar, implementar ou contratar serviços de rede essenciais ao funcionamento dos serviços ofertados aos usuários e mantidos pelo setor. Administrar e monitorar tais serviços de forma a garantir o pleno funcionamento de acordo com os requisitos técnicos e contratuais.
19. Implementar e administrar o serviço de telefonia sobre IP.
Planejar, implementar, administrar e monitorar o serviço de telefona sobre IP do campus. Definindo critérios técnicos para contratação além de realizar a gestão e expansão do serviço.
Área de Sistemas de Informação:
20. Propor sistemas de informação para o campus.
Responsável por identificar demandas com relação à sistemas de informação necessários ou que possam beneficiar o comunidade acadêmica ou administrativa e propor soluções baseadas em sistemas preferencialmente de código livre e que apresentem uma boa confiabilidade.
21. Mapeamento de processos a serem informatizados.
Responsável pelo levantamento, mapeamento e documentação de processos a fim de propor soluções para sua informatização.
22. Desenvolver sistemas de informação.
Responsável por desenvolver sistemas de informação a serem utilizados no campus compreendendo todas as etapas necessárias como análise de requisitos, documentação, desenvolvimento e testes.
23. Implantar sistemas de informação.
Responsável por implantar sistemas de informação a serem utilizados no campus, seja desenvolvido pela equipe de sistemas ou não, configurando-os para o perfeito funcionamento e prestando treinamento a seus possíveis usuários.
24. Desenvolver e monitorar bases de dados.
Responsável por desenvolver e monitorar bases de dados a serem utilizados pelos sistemas de informação do campus garantindo a segurança dos dados armazenados e sua disponibilidade.
25. Monitorar e manter sistemas de informação.
Responsável por monitorar acesso aos sistemas de informação do campus. Além de desenvolver ou atualizar funcionalidades nos sistemas já desenvolvidos.
Área de Central de Serviços:
26. Auxiliar quanto aos serviços prestados pelo CGCO.
Responsável por estabelecer comunicação com CGCO visando sanar dúvidas e resolver problemas enfrentados pela comunidade acadêmica em Governador Valadares, orientando a forma correta e procedimentos necessários para sua efetiva resolução.
27. Atendimento aos servidores com relação aos serviços prestados.
Responsável por se relacionar diretamente com a comunidade acadêmica e administrativa recebendo demandas por suporte tanto relacionado a sistemas quanto a infra-estrutura buscando solucionar o problema com rapidez e eficácia e verificando sempre que possível o nível de satisfação quanto a solução proposta.
28. Suporte técnico com relação aos equipamentos.
Responsável por realizar suporte técnico verificando funcionamento e realizando a configuração de equipamentos relacionados a tecnologia da informação no campus.
29. Acionar garantia técnica dos equipamentos.
Responsável por monitorar tempo de garantia dos equipamento relacionados a tecnologia da informação bem como acionar e exigir o cumprimento da garantia nos termos estabelecidos no processo de aquisição visando minimizar o tempo de indisponibilidade desses equipamentos.
30. Configuração de equipamentos de TI.
Responsável por configurar equipamentos relacionados à TI visando padronizar a instalação e configuração de ferramentas, recursos e serviços prestados pelo setor no campus, bem como realizar sua instalação no setor de destino. Obs: O NTI não realiza o transporte de equipamentos a serem instalados.
Nossa Equipe:
Diener Maick Piske – Analista de TI – diener.piske@ufjf.br (Gerente)
Aureo Souto da Cunha Ramos – Técnico de TI – aureo.ramos@ufjf.br
Bruno Xavier da Silva- Analista de TI – bruno.xavier@ufjf.br
Denilson Silva de Andrade – Analista de TI – denilson.andrade@ufjf.br
Henrique Puppo Boueri – Analista de TI – henrique.boueri@ufjf.br
Jefferson Pereira Aniceto – Analista de TI – jefferson.aniceto@ufjf.br
Matheus Martins Santos – Técnico de TI – matheus.martins@ufjf.br
Wanderson Pereira de Souza – Técnico de TI – wanderson.souza@ufjf.br