• Este evento já passou.

Seminário Ditadura, Dever de Memória e Justiça de Transição

21 de agosto de 2019 às 12:30 - 17:30

No dia 21 de agosto, o Centro de Referência em Direitos Humanos da UFJF-GV (CRDH) promove o Seminário Ditadura, Dever de Memória e Justiça de Transição. A atividade será realizada na sala 105 do Pitágoras, sob coordenação da professora Tayara Talita Lemos.

O objetivo do evento é demonstrar como a ausência de políticas de memória fortes podem incentivar regimes autoritários e evitar a implementação e efetivação de direitos humanos. O evento é aberto à comunidade acadêmica e externa, voltado a estudantes, professores, TAEs, estudantes de ensino médio, membros de movimentos sociais e conselhos municipais. Clique aqui e acesse o formulário de inscrição.

Confira a programação:

12h30: Credenciamento

13h: Mesa 1
Verdade e Justiça: entre complementariedade e oposição – Vanuza Nunes (Mestre em Direito. Foi diretora de memória e verdade do estado de MG e pesquisadora da Covemg)
Por um constitucionalismo transicional: ditadura, memória e promessa – Tayara Lemos (Mestre e doutora pela UFMG, com pós-doutorado pela UFMG, professora na UFJF-GV)
Mediador: Marcelo Giacomini (Mestre e doutor pela UFMG, professor na UFJF-GV)

15h: Lançamento de Livro “Por um constitucionalismo transicional: ditadura, memória e promessa” – Tayara Lemos

15h30: Mesa 2
Para um uso crítico da memória – Ernane Salles Júnior (Mestre pela PUC, Doutor pela UFMG, com pós-doutorado pela UFMG, professor na UFMG e Promove)
O Judiciário e a impunidade de agentes estatais torturadores: ontem e hoje – Mariana Rezende (Mestranda pela UFMG)
Mediador: Felipe Castro (Mestre pela UFRN, Doutor pela UFMG, professor na UFERSA)

17h15: Encerramento