PISM GV

Estudantes no primeiro dia de provas do Pism. (Foto: Ivan Bretas/UFJF)

Neste domingo (11), foram realizadas as primeiras provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). No campus avançado de Governador Valadares (GV), centenas de candidatos se preparavam para completar mais uma etapa em busca de uma vaga na UFJF. São mais de 26 mil candidatos em Governador Valadares, Juiz de Fora e outras quatro cidades. 

A Comissão Permanente de Seleção (Copese) registrou, neste primeiro dia de Pism, 242 candidatos ausentes em Governador Valadares.  Em GV, as provas foram aplicadas em três locais: Faculdade Pitágoras, Escola Estadual Dona Arabella Almeida Costa e Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elorz. Clique aqui e confira o endereço dos locais de prova. 

IMG_2723

Maria Clara e Layla se preparam para o Pism. (Foto: Gabriella Ramos/UFJF)

Para os iniciantes, inscritos do Módulo I do Pism, as emoções são todas novas. É o caso das amigas Layla Lima, de 15 anos, e Maria Clara Saibert, de 16. Elas contam que, apesar de não terem aprendido todas as matérias do conteúdo do Edital, se esforçaram em pesquisar os assuntos durante a preparação para as provas. “Estou um pouco nervosa, mas me preparei e foquei durante o ano. Minha intenção é fazer Medicina ou Engenharia”, relatou Maria Clara. Layla, por sua vez, pretende cursar Arquitetura e, se necessário, se mudar para Juiz de Fora.

IMG_2733

Eduarda pensa em fazer Direito e se tornar juíza. (Foto: Gabriella Ramos/UFJF)

Uma futura mudança de cidade representa também um desafio para a candidata Eduarda Crystal, de 15 anos. O objetivo profissional já foi definido: ser juíza. Para alcançar essa meta, além da preparação prévia durante todo o ano, ela conta ainda com o apoio da mãe, Jucélia Santos, que já decidiu acompanhar a filha em todas as etapas do processo. “Se tiver que mudar de cidade eu a acompanho, não deixo minha filha sozinha de jeito nenhum. A família dá um jeito e acompanha sempre”, comentou.

Entre os dez cursos oferecidos no Campus de Governador Valadares, o mais concorrido em todos os grupos foi o de Medicina, sendo que no grupo C a relação de candidato por vaga é de 16,87. A segunda maior concorrência entre as 250 vagas oferecidas em Governador Valadares ficou no curso de Odontologia no grupo B, com 6,5 estudantes disputando cada vaga. Outro destaque é o curso de direito diurno que recebeu 120 inscrições para as 30 vagas oferecidas nos cinco grupos.  Confira aqui a lista completa de candidatos/vaga para o campus GV.

IMG_2735

Matheus pretende cursar Medicina na UFJF-GV. (Foto: Gabriella Ramos/UFJF)

A ansiedade dos primeiros módulos dá lugar à concentração do Módulo III, como relata o estudante Matheus Quitete, candidato a uma vaga no curso de Medicina. “No primeiro módulo, você chega para a prova e não sabe como é o processo, é tudo novo. Já no segundo ano, se acostuma mais e, no terceiro, pode se preparar com mais tranquilidade”. Ele conta que, após a escolha do curso, é mais fácil direcionar os conteúdos para o estudo: “com o vestibular seriado, é possível escolher com calma e estudar aos poucos. Me preparei com antecedência e, como já fiz outros vestibulares, estou mais tranquilo”, finalizou.

Nos dias da prova, os inscritos devem ter em mãos o documento de identidade com foto e o comprovante definitivo de inscrição impresso. Além do local do exame, o comprovante contém o nome do candidato, número de identidade, data, horário e, no caso dos candidatos do Módulo III, a opção do curso estará especificada.

As provas continuam nesta segunda (12), com abertura dos portões às 12h e início das provas às 13h. Clique aqui e confira mais informações sobre o Pism.