Projetos de extensão possibilitam articular estratégias entre o conhecimento técnico da academia com os saberes que a comunidade fora do âmbito universitário possui (Foto: Caique Cahon)

Entre os dias 19 e 21 de outubro, acontece a Mostra de Ações de Extensão, com o intuito de trazer visibilidade aos projetos articulados entre o conhecimento produzido na Instituição e as demandas da sociedade. O evento acontecerá no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), localizado no Planetário, dentro do campus de Juiz de Fora, e faz parte das atividades da Semana de Ciência, Tecnologia e Saúde, organizado pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) e pela Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Para demonstrar como a produção acadêmica pode ser aplicada e construída em uma relação direta com a comunidade, a mostra contará com quatro palestras durante os três dias: a primeira, voltada para a pesquisa e extensão articulada; as outras três, exclusivas sobre extensão. Além das apresentações, atividades culturais e exposição de pôsteres dos projetos também estarão acessíveis ao público.

Inscrições

As vagas para participar são gratuitas e limitadas. A inscrição para alunos, professores, técnicos administrativos e demais interessados deve ser feita deste link. Serão emitidos certificados para todos os participantes.

Apresentação de trabalhos e premiação

Serão 270 trabalhos de extensão apresentados, divididos em 8 áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Tecnologia e Produção. Os melhores de cada área serão premiados e a avaliação dos projetos será feita por uma comissão externa, formada por pró-reitores de extensão de outras universidades brasileiras e técnicos de agência de fomento.

Assistência à comunidade

Pensar o papel da Universidade na assistência à comunidade através dos trabalhos de extensão é um dos objetivos da mostra, como destaca a pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra. “Quando os trabalhos e projetos são apresentados para a comunidade externa, ela passa a ter compreensão sobre quais áreas a UFJF tem condições de estruturar ações e atividades que possam atender as demandas sociais do local. É um momento de socialização com a comunidade externa de fundamental importância.”

Ana Lívia complementa dizendo que os projetos possibilitam articular estratégias entre o conhecimento técnico da academia com os saberes que as comunidades possuem. “É uma troca de saberes. Por meio do trabalho acadêmico e da demanda da comunidade externa, chegamos a um ponto em que podemos contribuir para a transformação social destes lugares.”

Os projetos de extensão, além de poder auxiliar as comunidades, também se mostram importantes para estudantes e pesquisadores, por possibilitarem um aprendizado que vai além do âmbito universitário. “O trabalho de extensão coloca a questão social no centro da formação do estudante. O olhar dele é transformado por essa inserção social, possibilitando que ele entenda questões e situações vividas pela comunidade, e isso é de grande acréscimo à sua formação profissional”, destaca a pró-reitora de extensão.

A mostra se configura, também, como uma oportunidade para estimular a troca de conhecimento e motivar o diálogo entre os trabalhos de extensão desenvolvidos nas diferentes áreas. A técnica-administrativa do setor de Avaliação de Projetos da Proex, Aline Nery, destaca a importância de compartilhar e difundir esse conhecimento: “ É preciso tirar a universidade desse papel central de detentora do saber e entender o conhecimento produzido de forma compartilhada. É importante essa troca de saberes locais e conhecimento construído, pois possibilita e dá origem a um novo tipo de conhecimento compartilhado”.

Confira a programação da Mostra de Ações de Extensão do dia 19Programação do dia 20 | Programação do dia 21

Mostra está inserida na programação da Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade