• Este evento já passou.

IX Congresso RECAJ UFMG-UFJF/GV

12 de novembro de 2018 às 09:00 - 13 de novembro de 2018 às 17:30

O IX Congresso RECAJ UFMG-UFJF/GV “Os caminhos do acesso à justiça e dos meios de abordagem de conflitos no Brasil: presente e futuro” será realizado nos dias 12 e 13 de novembro, em Governador Valadares. O congresso é um evento já tradicional na área de acesso à justiça e meios consensuais de abordagem de conflitos.

O evento busca promover o debate e a problematização dos avanços do acesso à justiça e dos meios complementares de abordagem de conflitos no Brasil, bem como discutir seus obstáculos e suas perspectivas para o futuro; discutir sobre a evolução do acesso à justiça no Brasil; incentivar a produção acadêmica acerca dos temas propostos; promover a interiorização da ciência, facilitando o acesso à informação e ao conhecimento em regiões mais carentes de Minas Gerais, e ainda estimular a pesquisa e a realização de eventos em campi das universidades situados no interior de Minas Gerais.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente de segunda a quinta, no Núcleo de Prática Jurídica da UFJF-GV, entre 13h30 e 17h00. O NPJ fica localizado à Rua Leonardo Cristino, 3.400, Centro. Mais informações sobre inscrições pelo email: recaj-ufmg@uol.com.br.

Confira a programação do IX Congresso RECAJ UFMG-UFJF/GV

Dia 12/11, na sala 309 do Pitágoras
9h às 13h – Apresentação e avaliação de pôsteres selecionados.

Dia 13/11, na sala 306 do Pitágoras
8h30 às 10h – Palestra: O acesso à justiça e o uso contra-hegemônico dos algoritmos.
Palestrantes: Ms. Caio Augusto Souza Lara (Mestre e Doutorando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação da UFMG/Professor da Graduação em Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara) e Dra. Nathane Fernandes da Silva (Mestre e Doutora em Direito pelo Programa de Pós-Graduação da UFMG/Professora Adjunta do curso de Direito da UFJF-GV).

10h30 às 12h – Palestra: O (des)acesso à justiça infanto-juvenil na adoção: perspectivas e futuro.
Palestrantes: Ms. Elaine Cristina da Silva (Mestre e Doutoranda em Direito pelo Programa de Pós-Graduação da UFMG/Pesquisadora do Programa RECAJ UFMG) e Ana Carolina Costa Castro (Vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/MG/ Pós graduanda em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela PUC-Minas).

14h às 15h30 – Palestra: O acesso à justiça e a questão da mulher.
Palestrantes: Pedro Doshikazu Pianchão Aihara (Mestrando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação da UFMG/ Pesquisador do Programa RECAJ UFMG) e Clarissa Lima Calili (Defensora Pública do Estado de Minas Gerais).

16h às 17h30 – Palestra: O acesso à justiça e a Lei nº 13.467/17: Apontamentos para uma hermenêutica adequada ao direito e processo do trabalho.
Palestrantes: Dra. Adriana Goulart de Sena Orsini (Professora associada da Faculdade de Direito da UFMG/Desembargadora Federal do Trabalho – TRT 3ª Região) e Ms. Jean Filipe Domingos Ramos (Professor assistente do curso de Direito da UFJF-GV/Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRJ).

12 de novembro de 2018 às 09:00
Término: