29235236043_6fa16cc9f5_z

Ao lado do diretor da Faculdade de Farmácia, José Otávio do Amaral Côrrea, o reitor da UFJF, Marcus David, ressaltou a importância do evento para a formação da comunidade acadêmica (foto: Géssica Leine/UFJF)

 

Teve início, na tarde desta quinta-feira, 22, o III Congresso Mineiro de Farmácia, que está sendo realizado pela primeira vez na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A cerimônia de abertura, realizada no anfiteatro do Centro de Ciências da Saúde, na Faculdade de Farmácia, contou com a presença do reitor da Universidade, Marcus Vinicius David. A programação vai até o dia 24 de setembro e as inscrições já estão encerradas.

“É com muita satisfação que a Universidade recebe o evento e cumpre seu papel essencial, que é o de propiciar ao processo de formação dos estudantes uma aproximação com a comunidade externa, que também vem buscar conhecimento e passar um pouco das suas experiências”, comentou o reitor, ao abrir o evento.

29778720081_6f41d69548_z

Plataforma Rotunda Espaço Cultural, da Cia. Elas por Elas, vinda de Barbacena (MG) (foto: Géssica Leine/UFJF)

A cerimônia também contou com performances artísticas de atores e cantores da Plataforma Rotunda Espaço Cultural, da Cia. Elas por Elas, vinda de Barbacena (MG). O grupo interpretou versões do Hino Nacional brasileiro e do hino do curso de Farmácia. As apresentações encantaram o público, que encheu o anfiteatro.

Outro destaque da programação foi a palestra magna “Transformações Organizacionais”, ministrada pelo executivo Luiz Henrique de Almeida Diniz. Nos últimos 20 anos, Diniz atuou em grandes empresas ligadas a bens de consumo e ao mercado imobiliário – como Danone, Ambev e Construtora Tenda – além de ter liderado unidades de negócios com ciclos de início de operação e também de reversão de resultados.

Segundo o executivo, a universidade é um espaço propício para o fomento de ideias e iniciativas que promovam transformações nos ambientes corporativos. “Acredito que a academia – pelo próprio conceito, que é de trazer um universo de conhecimento e colocar disciplinas e especialidades reunidas num único espaço – traz consigo uma grande contribuição: a formação dessas pessoas, que possuem habilidades técnicas específicas, mas têm que aprender a trabalhar umas com as outras. Ninguém transforma nada sozinho”, afirmou.

29568294150_3d2a4881b8_z

Luiz Henrique de Almeida Diniz ressaltou que a universidade é um espaço propício para o fomento de ideias e iniciativas que promovam transformações nos ambientes corporativos (foto: Géssica Leine/UFJF)

Com relação à necessidade de renovação das empresas modernas, Diniz é enfático: “Não há alternativa; ninguém decide não mudar. A mudança é inexorável, ela acontece. A escolha, talvez, seja em como participar desta mudança. A manutenção de um status ou de um padrão de trabalho tem uma vida muito curta, pelo próprio mercado. As pessoas e o mercado não admitem mais isso, estão sempre em mudança”.

Considerado um dos maiores eventos da área da saúde do estado de Minas Gerais, o Congresso conta com vasta programação científica, composta por temas atuais ministrados por renomados palestrantes,  contemplando assim diversas áreas do conhecimento. Além de conteúdo consistente, o evento vai proporcionar a troca de experiências entre os participantes, por meio de workshops, mesas-redondas, cursos, minicursos e palestras.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais (CRFMG), Luciano Rena – que também preside o Congresso – um dos objetivos do evento é a difusão do conhecimento técnico e científico pelo interior do estado. “Escolhemos a UFJF com o objetivo de atingir várias regiões do estado. Muitos congressos são realizados nas capitais e nós queremos fazer o intercâmbio com o conhecimento dos colegas do interior. Enxergamos em Juiz de Fora e na Universidade um polo regional para a Zona da Mata, neste sentido”, conclui.

A programação completa pode ser conferida no site do evento.

O III Congresso Mineiro de Farmácia é uma realização do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais, em parceria com a UFJF. Dúvidas podem ser tiradas através do e-mail congresso@crfmg.org.br.

Outras informações: Faculdade de Farmácia da UFJF.