Inscrições para ouvintes permanecem abertas;  evento contará com pesquisadores de várias partes do país (Imagem: Divulgação)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizará, entre os dias 11 e 14 de setembro, o V Seminário de Artes, Cultura e Linguagens. O evento, organizado pelos estudantes do segundo ano do Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens da instituição, receberá pesquisadores de várias partes do país. Dentre os convidados estão os professores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Peter Pál Pelbart; da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Samuel Abrantes; e da da Universidade Federal Fluminense (UFF), Íris Amâncio.

Confira a programação completa

As inscrições para ouvintes permanecem abertas, e podem ser realizadas on-line ou presencialmente no local do evento. O valor da taxa é de R$ 15. No dia 11, as atividades acontecem no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), a partir das 17h30, e nos dias 12, 13 e 14, no Instituto de Artes de Design (IAD), no campus da UFJF.  O V Seminário de Artes, Cultura e Linguagens contará com mesas-redondas, minicursos, grupos de trabalho práticos e teóricos e apresentação de pôster, tendo como temática as “Intervenções Imaginárias”.

Integrante da equipe organizadora, o mestrando Henrique Grimaldi Figueiredo, ressalta que o próprio significado do termo intervenção já remete à reflexão proposta pela atividade. “Em momentos tão sombrios, permeados por radicalismos tão castradores, o evento pretende fomentar e contribuir para o debate acerca da importância dos diversos modos de agir e pensar.”

Os grupos temáticos de trabalho (GT) do evento são: Imagens, Palavras, Processos Criativos; Arte, Moda, Cultura e Sociedade; Linguagem Tecnológica, Som e Novas Mídias; Exposição, Arquivo e Memória; Corpo, Gênero e Sexualidades; e História, Crítica e Teorias da Arte; além dos grupos de pesquisa multiforme, novidade desta edição do Seminário.

Figueiredo explica que os grupos de pesquisa multiformes foram criados com o objetivo de abranger produções e trabalhos teórico-práticos. “Esses trabalhos inúmeras vezes não encontram espaço na formatação tradicional dos grupos. Nesta edição do Seminário, serão aceitos nesta modalidade quaisquer pesquisas cujas plataformas de apresentação existam num campo visual e comunicacional expandido, como produções audiovisuais; performances; exposições; dentre outras.”

Saiba mais sobre o V Seminário de Artes, Cultura e Linguagens no site do evento.

Outras informações: (32) 2102-3350 (IAD-UFJF)

vspacl.ufjf@gmail.com