Shirley Krenak, integrante do Núcleo de Agroecologia (NAGÔ), apresentou um pouco dos trabalhos desenvolvidos (Foto: Dante Rodrigues)

As atividades extensionistas foram o destaque desta quarta-feira, 30, na 4ª Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV). Quem passou pela Unipac teve a oportunidade de conhecer mais de 90 projetos desenvolvidos pelos estudantes e professores da UFJF-GV, bem como oficinas, palestras, instalações pedagógicas e rodas de conversa.

O coordenador de Ações de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da UFJF, Diogo Mendes Rodrigues, viajou a Governador Valadares para acompanhar o evento e ficou feliz com a variedade de ações desenvolvidas. “A gente percebe que a extensão universitária aqui em Governador Valadares tem uma identidade muito própria. Além dos vários projetos na saúde como a gente tem também lá em Juiz Fora, aqui em GV a gente percebe muitos projetos na área rural, nas comunidades atingidas pelo desastre causado pelo rompimento da Barragem de Fundão. São projetos variados de diversas áreas e com alta relevância social”.

Mostra lotou o hall da Unipac (Foto: Dante Rodrigues)

Diogo ressalta ainda que um evento tão robusto ajuda a “dar visibilidade aos trabalhos que são desenvolvidos e proporciona um momento de troca de conhecimento entre profissionais de diferentes áreas que podem se aproximar e fortalecer seus respectivos projetos”.

Para o professor Fábio Pieri, coordenador acadêmico da UFJF-GV, a Mostra de Extensão é o momento que reflete exatamente o que a universidade pode trazer e já trouxe de bom para a sociedade. “É muito interessante a gente ver o número de ações que são desenvolvidos aqui em GV. Isso mostra que a universidade pode entender os desejos da população, aprender com a população e de certa forma retribuir através da extensão”.

Pensando em aproximar cada vez mais a universidade da população, a comissão organizadora da Mostra de Extensão já vislumbra novidades para a próxima edição, conforme destacado pela professora Juliana Goulart. “A gente pensa em fazer a próxima mostra em um lugar mais aberto com grande circulação da sociedade. Este é um avanço que nós pretendemos ter já a partir da próxima edição, para que a população possa ver de perto aquilo que é desenvolvido pela UFJF-GV através das ações extensionistas”.

Apresentação de Banners

Roberta da Silva Coleta e Maria Clara Rodrigues Tesch Alves são estudantes de Direito e integrantes do projeto “Direitos Humanos e Reconhecimento de Paternidade” (Foto: Dante Rodrigues)

O hall da Unipac foi tomado por 92 banners que destacavam cada um dos projetos desenvolvidos pela comunidade acadêmica em conjunto com a sociedade. Durante as apresentações, os estudantes fomentaram a importância de dar transparência aos resultados dos projetos. “Este evento é importante para que possamos mostrar os resultados de nossas ações, o que os projetos de extensão estão trazendo para a nossa sociedade”, destacou Maria Clara Rodrigues Tesch Alves, discente do oitavo período do curso de Direito e integrante do projeto de extensão “Direitos Humanos e Reconhecimento de Paternidade” que, desde 2013, realiza mutirões, atendimentos e palestras sobre o tema em escolas, espaços públicos e na própria UFJF-GV.

Lucas Eduardo Calheiros, Júlia Lyrio e Inara Grossi são estudantes de Odontologia e integrantes do projeto “Atuação estomatológica em pacientes HIV/AIDS em Governador Valadares” (Foto: Dante Rodrigues)

Já o estudante Lucas Eduardo Calheiros, do nono período de Odontologia, destacou a importância da extensão para a sua própria formação, uma vez que possibilita o contato direto com o público. Lucas participa do projeto “Atuação estomatológica em pacientes HIV/AIDS em Governador Valadares”, que realiza atendimentos ao paciente HIV/AIDS, identificando e tratando as manifestações orais mais frequentes da doença no Centro de Referência Especial à Saúde (Crase).

Leonardo do Santos Siqueira e Thamires Gomes Peixoto são estudantes de Educação Física e fazem parte do projeto “Futebol base para o futuro” (Foto: Dante Rodrigues)

Quem gosta de esporte também teve a oportunidade de conhecer projetos relacionados ao tema. A estudante Thamires Gomes Peixoto, do sexto período de Educação Física, participa do projeto “Futebol base para o futuro” e apresentou aos visitantes o trabalho que é desenvolvido já há dois anos.  “A gente busca estimular e possibilitar aos menos favorecidos a prática do futebol, porém mais do que formar atletas nós queremos mesmo é formar cidadãos. Ficaremos muito felizes se do projeto saírem grandes atletas, mas mais do que isso nós queremos colaborar para a formação de pessoas boas”.

Confira neste link as fotos da 4ª Mostra de Extensão da UFJF-GV.

Nesta quinta-feira a programação da 4ª Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade dará destaque ao Ensino com a 2ª Mostra de Graduação da UFJF-GV. Clique aqui e confira a programação.