• Este evento já passou.

3º Fórum do Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa

8 de novembro às 08:00 - 17:30

O 3º Fórum do Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa acontece no dia 8 de novembro, a partir das 8h, no auditório da Unipac. Na programação estão atividades culturais, palestras e mesa-redonda, sobre temas como Intervenções coletivas em saúde do idoso, Possibilidades de moradia na velhice e Importância do suporte familiar na atenção integral ao idoso.

O evento é gratuito e confere certificado ao participante. As inscrições serão realizadas no credenciamento.

Confira a programação completa

8h – Credenciamento e Atividade Cultural
Convidada: Letícia Silveira (Estudante de Educação Física)

8h30 – Abertura
Coordenação: Clarice Lima Álvares da Silva (Coordenadora do Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa)
Convidados: Peterson Marco de Oliveira Andrade (Direção do campus Governador Valadares)
Ângelo Marcio Leite Denadai (Direção do Instituto de Ciências da Vida)

9h Palestra – “Importância do suporte familiar na atenção integral ao idoso”
Coordenação: Rodrigo Furtado de Carvalho (Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa-UFJF-GV)
Palestrante: Suely Maria Rodrigues (Universidade Vale do Rio Doce)

10h – Intervalo

10h30 – Palestra “Possibilidades de moradia na velhice”
Coordenação: Andréia Peraro do Nascimento (Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa-UFJF-GV)
Palestrante: Dr. Rodrigo Caetano Arantes (Doutor em Demografia – Cedeplar/UFMG; ex-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Minas Gerais; Consultor em Envelhecimento e professor de pós-graduação)

11h30 – Intervalo para almoço

13h – Atividade Cultural
Grupo de idosas do SESC-GV.

13h30 – Mesa Redonda: Intervenções coletivas em saúde do idoso
Coordenação: Clarice Lima Álvares da Silva (Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa-UFJF-GV)
Prof. Dra. Kellem Regina Rosendo Vincha – Aspectos teóricos e conceituais das intervenções coletivas em saúde
Prof. Dra. Patrícia Pinheiro de Freitas – Intervenções coletivas em Nutrição