Exposição TransBordados é um dos destaques na Casa de Cultura (Foto: Alexandre Dornelas)

“Juntas e juntos somos mais fortes”. Foi com essa frase que foi dado o início da II Semana Rainbow, que  acontece até 19 de agosto, e conta com apresentações culturais que abordam a diversidades de gênero e sexual. A abertura foi realizada nessa quinta-feira, dia 9, na Casa de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A solenidade contou com representantes dos núcleos da UFJF que promovem o evento. Logo em seguida, foram disponibilizadas para o público presente três das cinco exposições artísticas que estarão abertas durante todos os dias na Casa de Cultura e compõe as 40 atrações gratuitas que irão colorir a Semana Rainbow.

Integrante da mesa de abertura, a vice-reitora da UFJF, Girlene Silva, ressaltou a importância do evento na política de conscientização da comunidade juiz-forana proposta pela Universidade. “A UFJF, para além de fazer todo o conjunto de formação acadêmica-profissional, precisa ser pensada pela perspectiva de formar cidadãos que sejam críticos, que respeitam o outro, que pensam numa sociedade mais justa e que contribuam para criar essa sociedade justa e sem discriminação. E quando você traz um evento que promove as discussões relacionadas aos nossos LGBTs, nós nos posicionamos para a sociedade afirmando que a Universidade não tolera qualquer tipo de discriminação. É promovendo um evento como este, que viabilizamos uma política institucional efetivamente forte para os segmentos LGBTTI”.

Vice-reitora Girlene Silva (ao centro)ressaltou a importância de conscientização da comunidade proposta pela UFJF  (Foto: Alexandre Dornelas)

Segundo o diretor da Diretoria de Imagem Institucional da Universidade, Márcio Guerra, a II Semana Rainbow é uma maneira não só de promover a discussão no público geral, mas de trazer reflexões para o próprio movimento LGBTTI. “Eventos como este nos possibilitam criar um espaço que promove o respeito, a reflexão sobre a diversidade e também permitem que o próprio movimento reflita sobre as ações que têm que fazer para continuar na resistência.”

Exposições

A Casa de Cultura conta com cinco exposições artístico-culturais que ficam abertos ao público até o dia 19, são elas: Queerness, O segundo que antecede o aplauso, Plural, TransBordados e fosFlor escências. Já na abertura, a movimentação de pessoas nas exposições foi grande. A professora da rede pública Merle Oliveira prestigiou a abertura da Semana Rainbow e avalia o espaço como foco de expressões cultas. “As exposições abertas dão um lado culto ao evento, sem a existência de uma conotação sexual ou uma ideia de futilidade. Sempre achei importante isso.”

Mestrando do Instituto de Artes e Design (IAD), Matheus de Simoni é também artista e expõe sua obra “Salvadores” na exposição Queerness. Avaliando também as outras exposições disponibilizadas no primeiro dia de evento, ele destacou a recepção do público e ressaltou a importância da Semana Rainbow para fomentar as expressões artísticas na cidade. “Nesses tempos de conservadorismo, a gente ter uma exposição dessas em Juiz de Fora é de uma importância enorme para que essa discussão ganhe um espaço tradicional como o da Casa de Cultura. E a recepção tem sido bastante boa, talvez por ser um circuito composto principalmente de universitários, o público acolhe de uma maneira muito interessante.”

Semana Rainbow

A II Semana Rainbow é uma parceria do projeto de extensão UFJF e Miss Brasil Gay: interface com a comunidade, das diretorias de Imagem e de Ações Afirmativas, da Pró-reitoria de Cultura e de diversos cursos da Universidade. As apresentações artístico-culturais acontecem simultaneamente em diversas localidades da cidade.

No total, serão 40 atrações, entre shows, exposições, teatros, palestras, exibição de filmes, dentre outras ações, todas com temáticas relacionadas à população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexos (LGBTTI). As atividades são gratuitas e abertas ao público.

Confira a programação completa da II Semana Rainbow