• Este evento já passou.

1º Seminário Nacional de Economia Solidária, Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental

28 de agosto de 2019 às 08:00 - 30 de agosto de 2019 às 12:00

O 1º Seminário Nacional Economia Solidária, Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental é organizado pela Comissão de Coleta Seletiva Solidária da UFJF-GV, em parceria com projetos de extensão, pesquisa e treinamento profissional. A atividade tem como objetivo reunir a sociedade civil organizada, a comunidade acadêmica e a administração pública municipal, além de representantes de órgãos estaduais e federais, para discutirmos a atuação de Empreendimentos Econômicos Solidários na região, o desenvolvimento sustentável e a educação ambiental.

O evento acontece entre os dias 28 e 30 de agosto, no Pitágoras. Para cada um dos temas abordados no evento será reservado um dia, contemplando atividades como palestra, mesa redonda e apresentação de projetos encerrados e em andamento no Campus GV .

A abertura acontece no dia 28, às 8h, na sala 407 do Pitágoras, e conta com a participação das seguintes autoridades: Prof. Dr. Peterson Marco de Oliveira Andrade (Diretor do Campus Governador Valadares), Prof. Dr. Dênis Alves Perdigão (Diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas), Prof. Dr. Ângelo Márcio Leite Denadai (Diretor do Instituto de Ciências da Vida) e Profa. Dra. Fernanda H. C. Alcântara (Presidente da Comissão de Coleta Seletiva Solidária).

Confira a programação completa:

Dia 28/08 – Sala 407 do Pitágoras
8h: Abertura do Evento

8h30-9h30: Palestra “A INTECOOP e a PROEX UFJF” – Prof. Dra. Ana Lívia de Souza Coimbra

9h30-11h30: Mesa redonda “Economia Solidária e Reciclagem”
Mediadora: Prof. Dra. Fernanda H. C. Alcântara (UFJF/GV);
Raquel Rodrigues da Silva (ASCANAVI);
Keila Alves da Rocha (ASCARF);
Promotor Fábio Tavares Ribeiro (MPMG/CIMOS – Coordenadoria Regional de Inclusão e Mobilização Sociais do Vale do Rio Doce).
Selma Aparecida Ferreira de Souza (Cooperativa Aguapé Manhumirim)

15h-17h: Mesa redonda “Associações, Organização dos Catadores e a Cadeia Produtiva da Reciclagem”
Mediadora: Prof. Dra. Rosana Ribeiro Felisberto (UFJF-GV);
Marcelly Calixto Coelho (Programa mediação de conflitos/Centro de prevenção a criminalidade)
Xabier Galarza (Cáritas/GV);
José Weber Pereira (Fadileste)

Dia 29/08
08h30-09h30 – na sala 402 do Pitágoras : Palestra “Agroecologia e desenvolvimento sustentável”
Dr. Reinaldo Duque (UFJF-GV)

9h30-11h30: Mesa redonda  “Desenvolvimento Sustentável, Água e ODS/ONU”
Mediador: Prof. Dr. Bráulio Magalhães Santos (UFJF-GV)
Marlene Maria da Silva Neto (RIO LIMPO)
Promotor Leonardo Castro Maia (MPMG-Coordenadoria Regional das PJs do Meio Ambiente da Bacia do Rio Doce)
Profa. Dra. Renata Bernardes Faria Campos (UNIVALE)

13h30-14h30, na sala 400 do Pitágoras: Oficina “Compostagem”
Prof. Hernani Ciro Santana (UNIVALE)

15h-17h Mesa redonda “Rede Prosumidores”
Mediador: Kassandro Cardoso Burmann (UFJF-GV)
Gustavo de Almeida Santos (UFJF-GV);
Bianca de Jesus Souza (Centro Agroecológico Tamanduá);
Representante do CIAAT (Centro de Informação e Assessoria Técnica)*.

Dia 30/08, na sala 406 do Pitágoras
8h30-9h30: Palestra “Educação e direitos”
Profa. Dra. Maria Celeste Reis F. de Souza (UNIVALE – GIT)

9h30-11h:30: Mesa redonda “Educação Ambiental e Políticas Públicas”
Prof. Marília Martins Bandeira (UFJF-GV)
Arthur Campos Coelho (Engenheiro do DLU/PMGV)
Flávia Carvalho (UFJF-GV)
Prof. Flávio José de Assim Barony (IFMG-GV)

13h30-14h30: Oficina “Hortas em pequenos espaços”
Centro Agroecológico Tamanduá (CAT)

15:00-17:00 Mesa redonda “Programas de Coleta Seletiva Solidária”
Mediadora: Gabriela de Almeida Figueiredo (UFJF-GV)
Profa. Allynne Avylla Alves (IFMG-GV);
Prof. Thiago Martins Santos (UNIVALE)
Marcos Vinicius Robadel (Cooperativa Aguapé Manhumirim)

Para se inscrever, acesse este link.

Na página da Comissão de Coleta Seletiva Solidária, estão disponíveis mais informações sobre o evento, como a programação, as normas para submissão de trabalhos e os convidados para as atividades. Acesse.

28 de agosto de 2019 às 08:00
Término: