Mesa de abertura do evento, com fala da professora Maria Gabriela Bicalho. (Foto: divulgação)

Governador Valadares recebe, entre os dias 24 e 26 de outubro, cerca de 30 profissionais de diferentes especialidades para o 1º Congresso de Cirurgia do Leste Mineiro. O evento, organizado pela Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica (LACC) da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares (UFJF-GV), contabilizou mais de 200 inscritos, entre estudantes de Medicina, residentes em cirurgia e cirurgiões, oriundos de diversas cidades e estados, como Caratinga e Diamantina, em Minas Gerais, Teixeira de Freitas, na Bahia, e Valença, no Rio de Janeiro.

Iara em fala durante abertura do evento. (Foto: divulgação)

A programação conta com mesas-redondas, discussões e palestras de profissionais de áreas como Cirurgia Plástica, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Cirurgia Urológica. Segundo a presidente da LACC, Iara Arruda dos Santos, as atividades foram pensadas com o objetivo de “contribuir para o fortalecimento da comunidade acadêmica regional, e tornar a cidade de Governador Valadares uma referência em ensino, pesquisa e extensão: os pilares das nossas Ligas e das nossas Universidades”, explicou a discente do 10º período de Medicina da UFJF-GV.

Orientador da LACC, Dr. Emerson Lopes. (Foto: divulgação)

Nesta sexta, 25, a partir das 19h, acontecem palestras sobre os Princípios em cirurgia, ministradas por profissionais como o Dr. Emerson Silveira de Araújo e Dr. Victor Guedes Ferreira Lopes. No sábado, 26, as atividades têm início às 8h. Entre os palestrantes convidados, está o diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Hepato Pancreato biliar e editor-chefe da Revista Médica de Minas Gerais, Dr. Agnaldo Soares Lima.

Parte dos integrantes das Ligas organizadoras do evento. (Foto: divulgação)

Além das palestras, o evento conta com apresentação de trabalhos. “A Comissão Científica recebeu mais de 120 trabalhos e selecionou 54 para serem contemplados em forma de pôster durante o evento”, explicou Iara. Os trabalhos irão compor a Revista Médica de Minas Gerais. “Esperamos que este material seja o primeiro de muitos, que sirva de incentivo para o fortalecimento acadêmico e científico da comunidade médica local, e para o desenvolvimento de aprendizado médico como um todo”, finalizou.

O 1º Congresso de Cirurgia do Leste Mineiro acontece em parceria com a Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica da Univale. As atividades seguem até este sábado, 26.

Mais informações neste link.