Evento reuniu estudantes, professores e profissionais do ramo. (Foto: Maria Clara Leite)

Estudantes e docentes da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares (UFJF-GV), participaram, na última semana, do 4º Congresso Mineiro de Farmácia. Essa edição teve como tema “Gestão e Inovação Farmacêutica”, e contou com palestras, debates, mini-cursos e apresentação de trabalhos.

(Foto: Maria Clara Leite)

Para o chefe do Departamento de Farmácia da UFJF-GV, Leonardo Mendonça, a temática do evento está alinhada com a perspectiva atual e os desafios da profissão farmacêutica, “em um momento de significativa reflexão tanto no âmbito da formação acadêmica quanto da atuação profissional”. Ainda segundo ele, as atividades desenvolvidas possibilitaram um aprofundamento dessa discussão entre a comunidade farmacêutica presente, o que deve gerar reflexos positivos nessa área na região do leste de Minas.

Leonardo Mendonça e Erly Azevedo durante o evento. (Foto: Maria Clara Leite)

Durante os três dias de atividades, estudantes e docentes da UFJF-GV coordenaram momentos de debates e apresentações, tais como a palestra da docente Carina Carvalho Silvestre, sobre uso seguro de medicamentos na prática farmacêutica, a mesa redonda “Realidade e desafios do setor magistral no Leste de Minas”, coordenada pelo Prof. Erly Azevedo, e o mini-curso “Raciocínio clínico e processo de tomada de decisão em Farmacoterapia na prática clínica da atenção farmacêutica”, oferecida pela docente Simone Araújo Medina Mendonça, e pelo farmacêutico Paulo Henrique Dias de Carvalho, todos do departamento de Farmácia da Universidade.

Entre as atrações do Congresso, foi realizado, também, o XI Fórum Regional de Educação Farmacêutica de Minas Gerais: Implantação das Novas Diretrizes Curriculares, dedicado à discussão da formação acadêmica. Na ocasião, foi possível esclarecer dúvidas sobre as mudanças curriculares a serem implantadas. “Docentes, discentes e técnicos da UFJF-GV participaram do Fórum e avaliaram muito positivamente as discussões realizadas, indicando que avanços significativos na formação acadêmica têm condições de consolidação com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de Farmácia”, comenta Leonardo.

Diretrizes curriculares apontam mudanças na formação do estudante
As novas DCNs dos cursos de graduação em Farmácia foram aprovadas em 2017, e preveem 4 mil horas de formação. Com mais foco na Atenção à Saúde, a grade é composta 50% por disciplinas de Cuidado em Saúde, 40% em Tecnologia e Inovação em Saúde e 10% em Gestão em Saúde. Os estágios obrigatórios deverão ser desenvolvidos de forma articulada, distribuídos ao longo do curso, e iniciados, no máximo, no terceiro semestre da graduação.

Segundo a presidente do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG), Yula Merola, as mudanças “possibilitam a formação de profissionais mais bem preparados para lidar com os desafios da profissão farmacêutica, que é muito técnica, mas também dinâmica”. Ela explica que as novas DCNs deverão ser implantadas até o início de 2020, em todas as instituições de ensino superior que tenham o curso de Farmácia.

“Com as DCNs, o cuidado em saúde foi incorporado como principal eixo estruturante da formação dos futuros farmacêuticos. A atividade clínica pode ser desenvolvida em hospitais, ambulatórios, unidades de atenção primária à saúde, farmácias comunitárias, instituições de longa permanência e domicílios de pacientes, entre outros”, comenta Yula, que destaca também a importância da UFJF-GV em eventos do ramo.

“A Universidade Federal de Juiz de Fora é uma das mais tradicionais do Estado no ensino farmacêutico. Por ela passam e passaram milhares de profissionais, que atuam e atuarão nas mais diversas áreas farmacêuticas. Contar com instituições do porte da UFJF em fóruns preparatórios para a implementação das novas DCNs, como os que o CRF/MG vem realizando por toda Minas Gerais, permite o alinhamento necessário para oferecer nada menos que uma formação de excelência aos nossos futuros farmacêuticos”, finaliza.

O Congresso Mineiro de Farmácia é promovido pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais em diferentes regiões do Estado, com o objetivo de descentralizar as capacitações de grande porte e democratizar o acesso aos profissionais de Minas. Neste ano, Governador Valadares foi escolhida para sediar o evento devido à sua relevância para o mercado farmacêutico no cenário estadual. A região possui mais de 1.200 estabelecimentos farmacêuticos, além de 1.500 profissionais atuantes. A edição deste ano foi uma realização do CRF/MG, com parceria da UFJF-GV, Pitágoras e Univale.